CI

Mercado de bebidas à base de soja cresce no país

O mercado de bebidas à base de soja, que só em 2002 cresceu cerca de 50%, para 53 milhões de litros, deve seguir em expansão em 2003 - a taxas mais modestas, mas ainda significativas. Segundo a empresa líder do ramo, a Unilever Bestfoods, dona da marca Ades, lançada em 1997, esse mercado deve crescer 23% este ano.

A Bunge Alimentos, segunda no ranking, com o All Day, no mercado desde 2001, espera incremento de 14%. A tentativa do consumidor de levar uma vida mais saudável deve continuar sendo o motor do crescimento desse segmento, de acordo com Regiane Bueno, gerente de marketing de bebidas da Unilever. O atrativo das bebidas à base de soja são os possíveis benefícios à saúde. Pesquisas demonstram que o consumo de soja ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e osteoporose. As bebidas têm como base a proteína isolada da soja, com alto valor nutricional.

A Cocamar quer 4% do mercado

As vendas crescentes estão atraindo novos players ao mercado, que girou aproximadamente R$ 134 milhões em 2002. A paranaense Cocamar acaba de lançar o Purity Soja, nos sabores natural, frutas e na versão light. O foco da Cocamar será o interior paulista, a Grande São Paulo e o Sul do país, segundo Heitor Trevisan, gerente de marketing da cooperativa. O lançamento da bebida à base de soja pela Cocamar faz parte de um projeto maior da cooperativa, a fábrica de sucos de frutas, onde foram investidos R$ 15 milhões.

Outra motivação foi a disponibilidade de matéria-prima, a proteína da soja, já que a Cocamar é uma grande esmagadora, com produção de farelo, óleo e margarinas. Segundo Trevisan, a expectativa é que a Cocamar conquiste 4% do mercado no primeiro ano. A Unilever fechou 2002 com participação de 84,3%, seguida pela Bunge, com 10,9%. Entre as companhias que completam os 100% está a Yakult, dona do Tonyu, a primeira bebida à base de soja lançada no Brasil há cerca de oito anos. Antes dele, existiam apenas produtos em pó à base de soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.