CI

Produção e exportação de algodão deverão ser recordes



O Brasil deve atingir recordes históricos de produção e exportação de algodão em 2004, segundo as estimativas que a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) deve divulgar ainda neste mês. De acordo com Antonio Vidal Esteve, presidente da Anea, a entidade deve aumentar a previsão de produção da fibra em 2004, de 1,05 milhão de toneladas para 1,1 milhão de toneladas e de exportação, de 280 mil toneladas para 300 mil toneladas.

Essa será a terceira vez neste ano que a Anea revisa para cima as estimativas. “A produção e a exportação de algodão no ano que vem serão recordes históricos”, disse Esteve. Ele coordenou ontem a palestra de abertura do 4º Congresso Brasileiro de Algodão.

Segundo Esteves, está em curso uma “reviravolta” no mercado internacional, que animou muito os produtores. “Há dois anos, os preços estavam baixíssimos, cerca de US$ 0,30 por libra-peso, e agora estamos próximos de US$ 0,60” , diz. Por trás dos preços favoráveis está a demanda da China, que aumentou seu consumo em 1 milhão de toneladas, e problemas climáticos no país, que reduziu a previsão de produção de 6 milhões de toneladas para 5,5 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.