CI

AGROTEMPO: quinta-feira deverá ter tempo seco pelo Brasil

A partir de sexta-feira (09.04) uma nova frente fria se aproxima


Foto: Pixabay

A quinta-feira (08.04), deverá ter redução nas chuvas em boa parte do país. Essa diminuição será observada tanto nos volumes, quanto nas áreas onde as chuvas ocorrerão. As áreas com maiores chances para a formação de temporais ficam ao norte do país e norte do centro-oeste. Apesar disso, ainda temos probabilidades de chuvas em praticamente todo o litoral do Brasil, sendo que estes acumulados podem ser significativos em partes do norte e nordeste. 

A partir da sexta-feira (09.04), a situação do tempo começará a mudar no centro-sul do Brasil com a aproximação de uma nova frente fria. Na sexta-feira (09/04), ocorrerão chuvas fortes e temporais entre a Argentina e o Uruguai, sendo um prenúncio da chegada do sistema, enquanto no sul do RS as chuvas ainda ocorrerão de forma isolada. Durante o sábado (10/04) o avanço da frente fria contribuirá para chuvas mais generalizadas no RS com potencial para acumulados elevados, principalmente, na metade sul do Estado Gaúcho. A tendência é que no começo da próxima semana o sistema avance pelo Sudeste com chuvas sobre pontos de SP, RJ, MG e ES, ao mesmo tempo que derruba as temperaturas no sul, mas ainda sem ser temperaturas de inverno.

Saiba como será o tempo em cada região:

Região Norte
As pancadas de chuvas na região, ainda estão muito associadas as instabilidades provocadas pelo forte calor em superfície e aos ventos de altitude. Porém, para hoje essas chuvas serão mais irregulares, mas podem provocar acumulados na ordem dos 40 mm. Especialmente no norte do AM, RR, norte do PA e AP, isso por conta do posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Vale mencionar que, quanto mais a oeste, maiores são as condições para a formação dos temporais isolados, ao passo que no leste da região norte, como no leste do PA e norte do TO, a condição de chuva é menor, mas não são descartados temporais isolados e mal distribuídos, principalmente no período da tarde.  

Região Nordeste
Uma massa de ar seco predomina o tempo em grande parte do agreste e sertão nordestino, mantendo a condição de tempo limpo sem chances para a formação de nuvens carregadas. Contudo, ao norte do estado do MA e norte do PI podem ocorrer pancadas de chuva na ordem dos 20 mm, de forma isolada, devido à atuação da ZCIT. Também são esperadas pancadas de chuvas mais fortes, especialmente na grande região de Ilhéus-Itabuna ao sul da BA, e o sistema que provocará essas chuvas é um cavado - uma região alongada de baixa pressão. As pancadas de chuva nessa região da BA, podem ser localmente fortes, ocorrer em um curto período de tempo e ao longo do dia, podem ser registrados acumulados próximos aos 30 mm. Já nas demais áreas, a condição é para ocorrência de chuvas fracas, passageiras e isoladas, podendo ser refletido na grande maioria em uma variação de nebulosidade. 

Região Centro-Oeste
O padrão termodinâmico, ou seja, o forte calor e as instabilidades de altitude, continuam atuando especialmente no MT. Desta forma, são esperadas pancadas de chuvas isoladas, e os acumulados podem chegar aos 20 mm, com chances de ocorrer em todas as áreas do estado do MT. Essas instabilidades também influenciam o tempo na faixa oeste do estado do GO, especialmente nas regiões de divisa com o MT. Ao mesmo tempo, na faixa leste do GO, DF, e centro sul do MS, o predomínio será de tempo firme, mas com a possibilidade de pancadas isoladas e mal distribuídas, particularmente, no norte do MS e norte do GO. 

Região Sudeste 
Uma massa de ar seco e uma região de alta pressão em níveis médios da atmosfera (cerca de 5km de altitude), vai influenciar grande parte da região sudeste. Essa área de alta pressão, diminui e até mesmo impede a formação das nuvens carregadas, diminuindo então a condição de chuvas em praticamente todas as áreas da região sudeste. Entretanto, no litoral do ES, e norte do RJ, poderá ocorrer pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas, por conta da circulação marítima e a proximidade com o cavado no litoral da BA. Bem como nas áreas adjacentes ao Vale do Mucuri no noroeste do estado mineiro, porém nessa região de MG, as instabilidades virão na forma de variação de nuvens, com poucas chances para formação de chuvas. 

Região Sul
O tempo segue firme em praticamente toda a região sul, isso devido à massa de ar seco que está estabelecida na região. Entretanto, no litoral de SC e do PR, a circulação marítima leva a umidade do oceano para a costa desses estados, e pode provocar pancadas de chuvas fracas e passageiras. Já no RS, a condição é para tempo firme, sem probabilidades de ocorrência de chuvas. O destaque continua para as temperaturas, características e outono, onde o amanhecer e anoitecer é ameno, mas no período diurno o aquecimento é rápido. As temperaturas podem superar a marca dos 32°C, no período da tarde, na grande região de Porto Alegre, no RS e em Cascavel no PR. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:

Temperatura:

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.