CI

Alerta de geada no Paraná

Alerta divulgado na manhã desta terça-feira (18.07) pela Consultoria Trigo & Farinhas


Uma intensa massa de ar frio e seco (polar) que se estabeleceu sobre todas as regiões do estado do Paraná. Por isso o frio se intensifica também nas faixas norte e leste do Estado. A condição é muito favorável para geadas fortes desde o oeste, microrregião de Cascavel, Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais do Paraná. Na Região Metropolitana de Curitiba e demais setores do Oeste, as geadas devem ser moderadas e na faixa norte fracas.

O alerta foi divulgado na manhã desta terça-feira (18.07) pela Consultoria Trigo & Farinhas. De acordo com o analista sênior, Luiz Carlos Pacheco, as geadas foram mais intensas do que previu a meteorologia. Na região de Cornélio Procópio, norte do estado, não chove na região há 34 dias. O tempo hoje amanheceu totalmente encoberto e com temperatura mínima de 10 graus.

Na região de Campo Mourão, centro-norte do estado, amanheceu com temperaturas baixas, com mínimas negativas registradas em alguns municípios e formação de geadas moderadas e fortes na região. As previsões de que a ocorrência de geadas continue até quinta feira preocupa os agricultores, principalmente os produtores de trigo, onde uma parte significativa da área já se encontra em fase de florescimento, o que pode acarretar em perdas. Luiziana -1,3º C, Mamborê -1,5º C, Roncador -1,0º C, Campo Mourão -1º C.

Na região de Francisco Beltrão, sudoeste do estado, registro de geadas fortes em toda a região, temperaturas situando abaixo do 0º C e em muitos locais com índices negativos. Após praticamente 30 dias sem precipitações, com a chegada dessa frente fria foram registrados precipitações entre 5 a 10 mm na nossa região, é pouco, mas para as culturas de inverno (trigo aveia e pastagens) já amenizam momentaneamente a falta de umidade. A formação de geadas nesse momento é até benéfica para as atividades rurais, preocupação com a cultura do trigo que começa entrar na fase crítica, dos 73.000 hectares, 5 % já estão na fase de frutificação e poderão apresentar redução na produtividade.

Na região de Guarapuava, centro do estado, a semana que se passou foi de tempo seco até o dia de ontem, quando houve chuva fina e fraca na região variando de 2 a 5 mm. Persistindo assim há necessidade de novas precipitações, pois estas foram insuficientes para normalizar o deficit hídrico do solo. Hoje manhã muito fria em Guarapuava, termômetros apontaram -3,0 oC. Na madrugada, houve formação de geada forte na região. No campo, produtores ainda estão finalizando os plantios das culturas de inverno. Aquelas lavouras plantadas mais no cedo já devem ganhar aplicação de fertilizante nitrogenado nos próximos dias.

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a frente fria se afasta do Estado, mas, entre a madrugada e a manhã, ainda chove entre as áreas mais ao norte e leste. O grande destaque mesmo é a massa de ar polar que se estabelece sobre a Região Sul do Brasil e causa forte declínio das temperaturas, também nas regiões paranaenses. 

O amanhecer será de muito frio e mesmo ao longo do dia não esquenta, ou seja, permanece gelado por causa do vento. A perspectiva é de registro de valores negativos de temperatura no centro-sul e em parte do sudoeste e dos Campos Gerais. O ar frio também se espalha pelas áreas do norte paranaense e a temperatura diminui muito em comparação aos dias anteriores. A previsão é de formação de geadas em alguns setores e também há risco de prejuízos para a agricultura em função da combinação de ar frio e vento (geada negra).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.