CI

Argentina reduz ainda mais sua produção de soja

Perdas de rendimento e de qualidade no temporal, além das primeiras perdas por seca


O relatório de acompanhamento semanal das culturas da BCBA (Bolsa de Cereais de Buenos Aires) divulgou nesta quinta-feira (18.05) mais uma redução na estimativa de produção de soja da Argentina, que agora baixou para 36 milhões de toneladas. O boletim registra que, muito lentamente, se reativa a colheita da oleaginosa do país vizinho. 

De acordo com o reporte, a medida que os produtores voltam ao campo se percebe a extensão do dano causado pelo temporal que assolou o país nos últimos dias. “Até a semana passada, pouco menos de 6 milhões de hectares ainda permaneciam de pé e quase a metade desta superfície se encontrava nas regiões afetadas pelo clima úmido de abril e maio”, comenta a T&F Consultoria Agroeconômica. 

Segundo a BCBA, atualmente, o quadro é de perdas de rendimento e de qualidade, além das primeiras perdas por seca. As perdas de área semeada se elevam a 1,2 milhão de hectares em escala nacional e o rendimento médio previsto para o final da safra foi ajustado para 2.140 kg/hectare. Sob este cenário a projeção de produção se ajusta para 36 milhões de toneladas. 

A colheita avançou 4,4 pontos nos últimos sete dias e se esima que 71,1% da área apta já foi colhida, com um rendimento médio de 2.300 kg/hectare e se encontra atrasado em 3,6 pontos, comparado com o ano passado, devido ao temporal. “Para se ter uma ideia do que significa isto, há quatro semanas se registrava um adiantamento superior a 20 pontos percentuais”, ressalta o analista Luiz Fernando Pacheco. 

A maior atividade de colheita ocorreu na região NOA, enquanto no centro e sul da região agrícola recém agora começaram os trabalhos das colheitadeiras, devido aos elevados níveis de umidade que ainda mantém os grãos no campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.