CI

Avanço de frente fria derruba as temperaturas no Centro-Sul do país

Projeções indicam chuvas boas até o final desta semana


Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (24/05) o destaque fica para o enfraquecimento da frente fria sobre o país e a incursão da massa de ar polar na região centro-sul do país. Além disso, uma massa de ar seco mantém o tempo limpo em grande parte da região nordeste e parte da região norte, apesar das chuvas ainda no extremo norte do Brasil, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Para os próximos dias a massa de ar polar se estabelece sobre o sul e parte do sudestes, sendo que nesta terça-feira (25/05) uma grande área entre RS, SC e PR tem grandes condições para a formação de geadas, e não são descartadas geadas isoladas ao sul do estado de SP. Porém de maneira geral, as chuvas diminuem sobre o país ficando restritas apenas à faixa norte. Na quarta-feira (26/05) o avanço de um cavado - região alongada de baixa pressão - provocará instabilidades e pancadas de chuvas isoladas entre o sul do MS, norte do PR, SP e sul de MG, sendo que há possibilidade de pancadas localmente fortes ao norte de SP. Na sexta-feira (28/05) algumas projeções indicam um novo sistema que poderá provocar chuvas fortes no RS e SC, porém como estamos há alguns dias da confirmação seguiremos acompanhando o desenvolvimento deste sistema. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
De maneira geral, as chuvas serão com baixa intensidade em boa parte da região, especialmente no TO e no estado do PA onde não há previsão para chuvas, além da diminuição dos volumes sobre o leste do AM. No entanto, na faixa oeste, há condições para pancadas de chuva localmente fortes, sobretudo no AC e em RO. Este comportamento ocorre devido à influência da frente fria que avança sobre o país, direcionando os ventos de nordeste para sudeste na região amazônica. Outro sistema que influencia as chuvas na região é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) posicionada ao norte do PA, RR e AP.

Região Nordeste
As chuvas seguem uma tendência de diminuição, com o deslocamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Desta forma o maior fator para as chuvas fica para os ventos de leste que sopram a umidade do mar em direção a costa da região nordeste, o que pode ocasionar uma chuva fraca e passageira entre o norte do MA até o estado de AL. Nas demais regiões a tendência é para um tempo seco, especialmente no interior nordestino. 

Região Centro-Oeste
A frente fria perde força na região, mas ainda poderá provocar algumas chuvas isoladas principalmente na região central e norte do estado do MT, e eventualmente alguma chuva fraca ao sul do GO no período da manhã. No entanto, apesar das chuvas volumosas dos dias anteriores, nesta segunda-feira o dia terá uma maior cobertura de nuvens e pouca chuva sobre o MT e GO. Além disso, ao sul da região, o ingresso da massa de ar polar associada com a região de alta pressão na retaguarda da frente fria, mantém o céu limpo e provoca uma queda acentuada nas temperaturas, tanto no período da manhã quanto no período da noite.

Região Sudeste
Bem como na região centro-oeste, a frente fria também perde força na região sudeste, mantendo um dia com uma maior cobertura de nuvens porém com baixa probabilidade de ocorrer alguma chuva significativa. O amanhecer será com temperaturas amenas, próximas dos 10°C ao sul do estado de SP e com o estabelecimento da massa de ar polar, na noite de segunda-feira as temperaturas também serão amenas ao sul de SP. No entanto, apesar da proximidade com a frente fria, as temperaturas estarão elevadas ao norte do estado de MG e ES. 

Região Sul
Após a passagem da frente fria e o deslocamento do ciclone extratropical em direção ao oceano, o dia será gelado em toda a região sul e com poucas chances para ocorrência de chuvas sobre os três estados. A queda acentuada nas temperaturas se dá devido à incursão da massa de ar polar na retaguarda da frente fria, o que vai manter as temperaturas baixas no amanhecer e amenas no período da tarde. Vale mencionar que a noite de segunda-feira será fria, com o céu limpo e ventos fracos, o que aumenta as condições para a formação de geadas ainda na noite de segunda-feira, se intensificando na madrugada de terça.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Probabilidade Para Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.