CI

Avanço de nova frente fria vai derrubar as temperaturas

A previsão é de frio intenso com geadas fortes


Foto: Pixabay

Nesta semana as temperaturas foram amenas e há previsão de um final de semana com máximas de 30º graus, mas a expectativa não é tão animadora como os últimos dias, a partir de segunda-feira (26.07) o avanço de uma nova frente fria provocará chuvas ao Sul do país começando pelo Rio Grande do Sul, avançando para Santa Catariana na terça (27), chegando ao sul do Mato Grosso do Sul no final do mesmo dia. O sistema continuará avançando sobre o Brasil, atingindo o sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro até quinta-feira (29/07). 

De acordo com as informações da equipe do AGROTEMPO, atrás deste sistema frontal existe uma forte massa de ar polar, que vai derrubar as temperaturas no final do mês e provocar geadas fortes e amplas, sobretudo na região centro-sul do Brasil. E em uma grande área as temperaturas serão negativas com potencial para frio intenso. Aliás, não são descartados recordes de temperaturas negativas do ano na região. 

Outro destaque para esta massa de ar polar é que com a presença de um sistema de alta pressão sobre a Argentina e o ciclone associado à frente fria atuando no oceano, as condições favorecem o transporte de umidade sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catariana no dia 29. Desta forma, com a atmosfera fria o suficiente, há condições para formação de neve e precipitação do tipo invernal, como chuva congelada. 

Ao que os modelos de projeção do tempo estão apontando, de forma convergente, há condições para formação de neve entre a manhã do dia 29 e madrugada do dia 30. Especialmente ao norte do estado do Rio Grande do Sul, regiões serranas de Santa Catariana , mas também poderá ocorrer o registro do fenômeno no meio oeste de SC e na região central do estado gaúcho. Esta condição também se estende para o sul do Paraná, mas com uma menor probabilidade.

O AGROTEMPO alerta que, é importante lembrar que os modelos matemáticos são dinâmicos e atualizados diariamente, deste modo as condições previstas podem mudar de acordo com a entrada de novas informações. No entanto, com as últimas atualizações, o frio intenso vem se confirmando e intensificando. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.