CI

Chuva chega ao Norte e tempo fica aberto nas outras regiões

Não há previsão de que venham ocorrer longos períodos de estiagem ou até mesmo invernadas


Uma linha de instabilidade vai passar pela Amazônia, pelo norte do Mato Grosso, Rondônia, extremo norte de Goiás e sobre grande parte do Matopiba, sendo que em toda faixa centro-sul do Brasil o tempo segue aberto e sem nuvens, segundo a previsão do tempo divulgada pela Climatempo na segunda-feira (13/11). Assim, para essa segunda e terça-feira (14/11), a previsão é de chuvas sobre o norte do País e céu aberto em grande parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Apesar da ausência de chuva na metade sul do Brasil, segundo a Climatempo, ainda não se pode criar nenhuma preocupação de que venha a se formar uma estiagem ao ponto de trazer prejuízos aos produtores. Já na faixa norte, a chuva dos próximos dias irá permitir tanto a elevação dos níveis de umidade do solo, quanto garantir boas condições a continuidade do plantio e principalmente ao desenvolvimento das lavouras.

O tempo aberto no Sul será apenas até a quinta-feira (16/11), já que neste dia, uma nova frente fria estará avançando pelo Rio Grande do Sul onde deixará o tempo instável em boa parte do estado. De acordo com a Climatempo, esse sistema avança pelos demais estados das regiões Sul e Sudeste e a previsão é que mais para o final da semana o tempo volte a ficar bem instável sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Paraná e Rondônia. Para o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também há previsão de chuva nos próximos 10 dias.

De acordo com as informações da Climatempo, esse tipo de situação de que hora as frentes mais concentradas na metade norte do País e num outro momento, mais concentradas no Sul será frequente durante as próximas semanas. Mesmo com as águas do Oceano Pacífico mais frias do que o normal, e muitos institutos dizendo que já estamos sobre a influência da La Niña, o clima continuará sendo de neutralidade, mais com um viés negativo, o que ocasiona essa variabilidade no regime de chuvas, ou seja, horas os corredores de umidade estarão voltados mais ao sul, horas mais ao norte.

Porém, não há previsão de que venham ocorrer longos períodos de estiagem ou até mesmo invernadas, que possam trazer qualquer tipo de prejuízo aos produtores. Sejam produtores de soja, milho, feijão e/ou café, cana de açúcar e pastagens. Pelo contrário, esses pequenos períodos de sol irão possibilitar que os produtores consigam ir a campo realizar todas as suas atividades, sem grandes transtornos e as plantas melhores condições ao seu desenvolvimento, informou a Climatempo em comunicado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.