CI

Chuva favorece milho Verão: Será suficiente?

Primeiros dias de Outubro deverão trazer um padrão mais seco disperso por todo o Centro do Brasil


Foto: Pixabay

“As chuvas irão favorecer o cultivo do milho Verão, entretanto ainda não são suficientes para o estabelecimento das áreas de sequeiro na maioria do país”. A previsão é da Consultoria ARC Mercosul, de acordo com análise das últimas atualizações dos modelos climáticos para o Brasil.

“Além do mais, os primeiros dias de Outubro deverão trazer um padrão mais seco disperso por todo o Centro do Brasil, dificultando o estabelecimento inicial dos cultivos recentemente semeados. Até o momento, o padrão climático estabelecido no país é regular, sem surpresas para o período do ano”, acrescentam os analistas da ARC Mercosul.

De acordo com a Consultoria, o fim de semana foi marcado por chuvas intensas no extremo norte do Mato Grosso, norte de Rondônia e nordeste do Paraguai: “Todo o restante das regiões sojicultoras na América do Sul teve dias secos, ou com índices pluviométricos insignificantes. Para os próximos 5 dias, as precipitações se concentram em um corredor transversal que percorre do litoral de São Paulo até o centro da Mata Amazônica. Índices pluviométricos numa média de 15mm são projetados nestes próximos 5 dias para o sul de Minas Gerais, nordeste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, todo o médio-norte do Mato Grosso e norte do Paraná”.

NOS EUA

O relatório semanal de acompanhamento das lavouras, divulgado nesta segunda-feira (21.09) pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), registrou que a soma das condições excelente e boas do milho americano melhorou 1 ponto peecentual (p.p.) em relação à semana passada. Os indicadores passaram para 71%, contra 70% da semana anterior e 3 p.p. em relação à mesma semana do ano passado, aponta a T&F Agroeconômica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.