CI

Como fica o tempo na terça-feira?

Na Região Sul a previsão é de tempo seco e temperaturas negativas ao amanhecer desta terça-feira


Foto: Arquivo

Nesta terça-feira (25/05) o destaque fica para o avanço da massa de ar polar sobre o centro-sul do país, derrubando as temperaturas no sul em partes do sudeste. Ao mesmo tempo, as temperaturas sobre o norte do centro-oeste, norte e nordeste, ficarão elevadas no período da tarde. Além disso, o tempo será seco em grande parte do Brasil sendo que as chuvas, para hoje, ficarão restritas ao extremo norte.

Na quarta-feira (26/05) não deverão ocorrer mudanças significativas nas condições de tempo sobre o Brasil. A chuva deverá se concentrar principalmente no extremo norte do país. Porém, entre a quarta (26) e quinta-feira (27) um cavado de onda curta deverá se deslocar entre o norte da Argentina e o centro-sul do Brasil podendo ocasionar algumas pancadas de chuva entre o MS, oeste e norte do PR, e áreas de SP, sul de MG, áreas do RJ e do ES. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
As chuvas ficam concentradas ao norte da região, especialmente devido à influência de instabilidade de altitude e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Desta forma, as chuvas se concentram ao noroeste do estado do AM, RR, litoral do PA e AP. No entanto, uma massa de ar seco diminui e até mesmo impede a formação de nuvens carregadas sobre o AC, RO, sul do PA e TO. Com o dia com a menor presença de nuvens, o sol provoca o forte aquecimento da superfície e as temperaturas no período da tarde podem se aproximar dos 36°C ao sul do PA e TO. 

Região Nordeste
As chuvas continuam fracas sobre toda a região, ocorrendo apenas no litoral devido a influência dos ventos de leste que empurram a umidade do mar para a costa do nordeste. Ainda assim, há regiões como no CE, PI e RN onde essas condições são ainda menores. Já no interior da região, vale destacar o estado de atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, podendo ficar abaixo dos 30%, e as altas temperaturas no período da tarde, podendo superar os 35°C no oeste baiano.

Região Centro-Oeste
Uma massa de ar seco predomina o tempo sobre a região, impedindo a formação de nuvens carregadas no decorrer do dia. O destaque fica para as temperaturas que no período da tarde podem ser superiores aos 35°C no norte do estado do MT e norte de GO, além dos baixos índices de umidade relativa. Apesar disso, ao sul do MS, devido à proximidade com a massa de ar polar, as temperaturas serão frias ao amanhecer, mas seguindo em rápida elevação no período da tarde.

Região Sudeste
O sul da região terá um amanhecer gelado, devido à incursão da massa de ar polar que avança sobre o país. São esperadas temperaturas abaixo dos 10°C ao sul do estado de SP e nas regiões próximas à Serra da Mantiqueira, porém não há condições para a formação de geadas nestas localidades. Já no período da tarde, as temperaturas seguem em rápida elevação, e poderão superar os 34°C ao norte de MG. Devido a atuação de uma frente fria,  e a influência da umidade marítima, no ES poderá ocorrer algumas chuvas pontuais, mas sem provocar acumulados expressivos.

Região Sul
Tempo seco e temperaturas negativas ao amanhecer desta terça-feira, e com isso as geadas ocorrerão em uma região bastante ampla. Atingindo regiões pontuais ao sul do RS, de maneira mais abrangente ao norte do estado Gaúcho, SC entre a serra e oeste, e sul do estado do PR. No período da tarde as temperaturas ficam agradáveis com a presença do sol, porém ao anoitecer entram em queda acentuada. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:

Temperatura Máxima:
 


Probabilidade Para Geadas:


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.