CI

Como fica o tempo no fim de semana?

O frio na região Sul continua atuando, mas com menor intensidade do que nos últimos dias


Foto: Marcel Oliveira

Para este final de semana as chuvas ficarão restritas a faixa norte do país e o tempo segue seco em praticamente todo o Brasil. Haverá uma maior variação de nebulosidade na faixa leste da região sudeste e sul do país, mas com poucas chances para chuvas significativas.

Sábado (15/05)
As chuvas no nordeste do país, mostram uma tendência na diminuição dos acumulados para este sábado, devido à circulação marítima. Porém, devido aos grandes volumes registrados nos últimos dias, ainda existe o estado de atenção para eventuais transtornos entre o  SE, AL, PB, PE e RN, especialmente no litoral desses estados. Já no estado do MA, há condições para acumulados significativos especialmente no norte do Estado. Entretanto, no interior nordestino, não há condições significativas para chuvas. 

Chuvas expressivas também ocorreram entre o oeste do AM, RR, AP e norte do estado do PA. Essas chuvas serão na forma de temporais e podem ocorrer em um curto período de tempo. Além disso, podemos ter o retorno das chuvas, de forma isolada, para o norte do estado do TO.

Outra região do país que tem condições para chuvas fracas e isoladas, é ao sudeste, devido a presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - que na sexta-feira se deslocou do Paraguai. Essas chuvas serão restritas ao leste do estado de SP, sul de MG e RJ.

O frio na região sul continua atuando, mas com menor intensidade do que nos últimos dias, diminuindo também as áreas com condições para formação de geadas, que poderão ocorrer de forma isolada nas áreas serranas. 

Domingo (16/05)
De maneira geral, as chuvas no nordeste diminuem, mas há condições para chuvas fortes no litoral norte da BA e AL. No entanto, essas chuvas ficarão mais isoladas entre o CE e SE, diminuindo também os acumulados previstos. Porém ao norte do MA ainda há a possibilidade de pancadas localmente fortes e acumulados expressivos.

Na região norte, os temporais ficarão mais deslocados ao norte com chances de pancadas localmente fortes entre o AP e norte do PA, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

As áreas de instabilidade na região sudeste, também perdem intensidade, diminuindo assim a condição para chuvas. No entanto, entre o sudeste e sul do país haverá uma maior variação de nebulosidade no decorrer do domingo. E nas demais regiões não há condições para chuvas. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.