CI

Feriado será de tempo seco no Brasil

Na sexta-feira (04/06) o desenvolvimento de uma região de baixa pressão sobre o Paraguai e norte da Argentina poderá se deslocar para o estado do RS provocando algumas instabilidades pontuais


Foto: Marcel Oliveira

Nesta quinta-feira (03/06) o maior destaque fica para a grande área de tempo seco sobre o país, mantendo as chuvas restritas ao extremo norte e leste do nordeste brasiliero. Este comportamento é característico da época do ano, sofrendo poucas alterações até pelo menos a entrada da primavera. 

Na sexta-feira (04/06) o desenvolvimento de uma região de baixa pressão sobre o Paraguai e norte da Argentina poderá se deslocar para o estado do RS provocando algumas instabilidades pontuais. No sábado (05/06) as instabilidades ao sul do país ganharão intensidade com o reforço de ar quente e úmido trazido pelos Jatos de Baixos Níveis - os rios voadores - favorecendo as pancadas de chuva mais fortes no extremo sul do RS. No domingo (06/06), essas chuvas avançam na forma de uma frente fria em direção à SC, podendo provocar alguns episódios de chuva intensa. Nas demais regiões do país, não há mudanças significativas nas condições do tempo. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Na faixa norte da Região Norte, as instabilidades continuam e combinadas com o forte calor e grande quantidade de umidade disponível, favorecem pancadas de chuva ao longo do dia. Pontualmente há condições para acumulados elevados de chuva em curto período de tempo, especialmente, no norte do AM, em RR, norte do PA e no AP. Porém o tempo terá uma diminuição dessas chuvas sobre grande parte do centro-sul do AM e do PA. Já no AC existe a condição para chuvas, mas de forma muito irregular. Essa situação de poucas chuvas é mais acentuada sobre os estados de RO, TO, sul do PA e sul do AM, onde não há condição para chuvas nesta quinta. 

Região Nordeste
A influência dos ventos de leste a leste do nordeste persiste hoje e poderá provocar chuvas localmente isoladas, especialmente entre o norte baiano até o estado de SE. Há condições para chuvas expressivas também ao norte do estado do MA, podendo acumular 20 mm até o final do dia. No entanto, no interior nordestino e nos litorais de CE, RN e PB a condição é de tempo firme. 

Região Centro-Oeste
O tempo segue seco em grande parte da região, especialmente sobre o norte do estado do MT. Além disso as temperaturas seguem elevadas podendo superar a marca de 35°C ao norte do GO e região do Pantanal entre MT e MS.

Região Sudeste
Assim como na região centro-oeste, o predomínio será de tempo seco em todas as áreas sudeste. Apesar disto, no leste de SP, RJ e ES o dia poderá ter uma maior variação de nebulosidade, porém sem condições para chuvas. As temperaturas seguem elevadas no oeste do estado de SP, triângulo e no norte mineiro, sobretudo no período da tarde, onde podem se aproximar dos 34°C. 

Região Sul
As instabilidades se afastam e dão espaço novamente para o tempo seco e temperaturas baixas, particularmente ao amanhecer. Desta forma, são esperadas formação de geadas em algumas áreas ao sul do RS. Porém no decorrer do dias essas temperaturas seguirão em rápida elevação, podendo ultrapassar os 30°C no norte do PR e oeste catarinense.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:



Temperatura Máxima:

Condição para Formação de Geadas:


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.