CI

Fim de semana será marcado por mudanças no tempo

O maior destaque do sábado fica para o reforço das instabilidades ao sul do país


Foto: Marcel Oliveira

Para este final de semana, o tempo será marcado por mudanças, especialmente ao sul do país onde há condições para chuvas volumosas e acompanhadas de eventos adversos. No entanto, no restante do país o tempo não terá mudanças significativas ao longo deste final de semana. Vale destacar que as instabilidades ao sul, poderão prevalecer na região até pelo menos a quarta-feira (09/06) com a chegada de novos sistemas de chuva. 

Sábado (05/06)
O maior destaque do sábado fica para o reforço das instabilidades ao sul do país. Pois com a formação de uma nova frente fria, sendo alimentada com o suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica, as condições são favoráveis para chuvas fortes. No entanto, para o sábado, essas chuvas ficarão restritas ao sul do RS. 

Já no leste do nordeste brasileiro, as condições para chuvas diminuem, entretanto ainda há possibilidade de chuvas fracas e passageiras na região que abrange do leste da BA até o litoral do PE.

No extremo norte do Brasil, as chuvas prevalecem e com a possibilidade de temporais localmente fortes, provocando acumulados na ordem dos 40 mm pontualmente entre o leste do PA, norte do AM, AP e RR.

Apesar dessas localidades com a presença de chuvas, o tempo em grande parte do país será seco e com temperaturas elevadas especialmente na região central do Brasil. O sábado também terá temperaturas elevadas ao sul, sobretudo no norte do RS, oeste e sul de SC e norte do PR. 

Domingo (07/06)
No domingo, a frente fria avança pelo sul do país, podendo provocar acumulado de chuva expressivos na região central do RS, inclusive com o potencial para eventuais episódios de tempo severo de forma isolada. Apesar disso, vale destacar que existe a possibilidade de temporais acompanhados de vendaval, raios e eventual queda de granizo, particularmente na região central do RS. No entanto, as chuvas no domingo não avançam de forma significativa, atingindo no máximo até o sul do PR e do MS. 

Nas demais regiões do país não existem indicativos de mudança no tempo. Assim, no litoral do nordeste, prevalece a condição para chuvas fracas e passageiras. Assim como as chuvas volumosas no extremo norte do país, porém mais deslocadas à oeste da região. Outra grande área sem mudanças no tempo, fica para a parcela central do Brasil, onde o predomínio será de sol e tempo seco. 

Sábado:
 

Domingo:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.