CI

Formação de ciclone provoca chuvas fortes e vendavais no Sul

Nos próximos dias, as chuvas avançam para o PR, MS, SP, MT e GO


Foto: Pixabay

O destaque para esta sexta-feira (21/05) fica para o desenvolvimento de um ciclone extratropical ao sul do país, a partir de uma região de baixa pressão que se desprende do norte da Argentina e ganha força sobre a região. Na região central e parte do nordeste do Brasil, o tempo continua sob o domínio da massa de ar seco e com as temperaturas elevadas. Ao norte, as chuvas diminuem de intensidade mas ainda existe a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocando a manutenção das chuvas na região.

No sábado (22/05), com o estabelecimento do ciclone e consequentemente a formação de uma frente fria, as chuvas avançam sobre o centro-sul do país, especialmente sobre o PR, MS, SP e MT. Sendo que há condições para chuvas volumosas no estado do MS. Isso porque a frente fria se conecta com o fluxo de umidade amazônica favorecendo as condições para as chuvas mais expressivas. Além disso, no RS os ventos poderão passar dos 70 km/h em algumas localidades, mas as chuvas ficarão mais deslocadas para o oceano. No domingo (23/05), ainda sob forte influência do ciclone devido à proximidade com o sistema, no estado do RS existem condições para ventos superiores aos 90km/h entre o sul e litoral do estado. E em relação às chuvas, elas permanecem nos estados de SP, MS, MT e RO e avançam para o sul do GO e sul de MG. Ao passo que ao sul do PR, sul do MS, SC e RS, essas chuvas diminuem. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
De maneira geral, as chuvas diminuem de intensidade na região, porém há condições para chuvas isoladas em praticamente todos os estados, com exceção do sul do estado do TO. As chuvas ainda seguem o padrão da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantendo os maiores volumes ao norte, e o forte calor juntamente com a alta quantidade de umidade no ar dão as condições para chuvas nas demais áreas.

Região Nordeste
As chuvas mais volumosas ficarão restritas aos estados de AL e SE, devido à influência de um cavado, que é uma região alongada de baixa pressão. Além dessas áreas, no estado do MA, também há condições para pancadas de chuvas isoladas no decorrer do dia. Entretanto, ao norte do estado do PI, CE, RN, PB e PE podem ocorrer algumas chuvas rápidas e passageiras devido aos ventos de leste que sopram a umidade do mar para a região. No entanto, em todo o interior nordestino, a condiç?o é para tempo seco. 

Região Centro-Oeste
Há a possibilidade de chuvas isoladas ao norte do estado do MT, devido à áreas de instabilidade remanescentes da região amazônica, porém os acumulados não serão expressivos. Outra região que poderá presenciar chuvas, é ao sul do MS, devido à aproximação das chuvas provocadas pela área de instabilidade ao sul, que irá evoluir para um ciclone. Essas chuvas ao sul do MS, chegarão no período da noite. Já nas demais áreas a condição ainda é de tempo seco e temperaturas elevadas, especialmente no período da tarde, onde os termômetros podem passar dos 37°C ao sul do MT e norte do MS. 

Região Sudeste
O tempo seco prevalece sobre a região sudeste, com altas temperaturas no período da tarde e baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no oeste paulista e triângulo mineiro. Entretanto, no período da manhã, as temperaturas serão amenas e abaixo dos 10°C nas regiões serranas, seguindo para uma rápida elevação no período da tarde. 

Região Sul
Com o avanço de uma região de baixa pressão do norte da Argentina ao sul do país, em conjunto com instabilidades nas partes mais altas da atmosfera e com a contribuição do fluxo de umidade amazônica transportada pelos jatos de baixos níveis - os famosos rios voadores - somam condições para fortes temporais ao sul do RS. Esses temporais podem ser acompanhados de vendavais acima dos 60km/h, raios e eventual queda de granizo. As chuvas também chegarão ao oeste de SC e oeste do PR, especialmente entre a tarde e noite, porém com menor intensidade do que as ocorridas no RS. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.