CI

Frente fria provoca chuvas no Centro-Sul do país

Massa de ar polar derruba as temperaturas no Sul e há condições para geadas


Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (31/05) o destaque continua para a atuação da frente fria sobre o centro-sul do país, provocando chuvas em partes do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. As outras regiões com previsão de chuvas para esta segunda são o nordeste, devido à influência dos ventos que sopram do oceano para a costa, e sobre os extremos da região norte do país. No entanto, na região central e no extremo sul do Brasil a condição é de tempo seco, com temperaturas elevadas no centro e frio intenso no sul. 

Na terça-feira (01/05) as chuvas diminuem com o deslocamento da frente fria para o oceano, mantendo apenas pancadas pontuais ao sul de MG e RJ. Ao mesmo tempo, as instabilidades no leste do nordeste aumentam, aumentando também a condição para pancadas de chuva entre AL e a PB. Na quarta-feira (02/06) a presença de instabilidades de altitude poderão favorecer a formação de chuva fracas e isoladas em SC, PR, MS, SP e MG, porém haverá mais condições para uma maior variação de nebulosidade do que chuvas. Já no extremo norte do país, as chuvas continuam presentes nos próximos dias, bem como o tempo mais seco na parcela central do Brasil. Na terça (01) ainda há condições para geadas nas regiões serranas do sul, porém essa condição não se estende para a quarta (02).    

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Os ventos mais fortes sobre a região, deslocam as chuvas para o oeste e a influência de um sistema de alta pressão sobre o sul do AM, RO, sul do PA e TO mantém o tempo seco nessas regiões. No entanto, este mesmo sistema favorece o deslocamento do ar quente e úmido nos extremos da região, desta forma são esperadas pancadas de chuvas fortes no AC, noroeste do AM e em RR. Outro sistema de chuvas que atua sobre a região, é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece as pancadas de chuva localmente fortes sobre o norte do PA e AP.

Região Nordeste
A influência dos ventos de leste sobre a região, favorecem a ocorrência de chuvas entre o litoral da BA até o RN. Entretanto, as chuvas mais expressivas são esperadas entre o litoral norte da BA ao litoral da PB, podendo provocar acumulados na ordem dos 20 mm pontualmente. Também são esperadas pancadas de chuva significativas ao norte do estado do MA, porém essas chuvas terão uma distribuição irregular, sendo ainda mais irregulares no estado do CE. Já no interior da região nordeste, o tempo segue seco, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar especialmente no oeste do estado baiano.

Região Centro-Oeste
A influência da frente fria na região, fortalecida com o ar quente e úmido trazido pelos Jatos de Baixos Níveis - correntes de vento a cerca de 1.5 km de altitude -  mantém a condição para chuvas ao centro-sul do estado do MS. Porém a atuação da região de alta pressão nos níveis médios da atmosfera impedem o avanço dessa frente fria para o GO e MT, mantendo o tempo seco, com temperaturas que poderão passar dos 35°C no oeste do GO e leste do MT no período da tarde. 

Região Sudeste
Com a atuação da frente fria na região, são esperadas pancadas de chuvas fortes ao sul do estado de SP, com acumulados próximos dos 40 mm, e volumes significativos ao sul de MG e no estado do RJ, que poderão se aproximar dos 40 mm pontualmente. Além disso, no sul paulista, as temperaturas estarão amenas em todo o período do dia, devido a um tempo mais encoberto e chuvoso. Apesar disso, as chuvas não avançaram para o norte de MG, sendo que no triângulo mineiro e oeste paulista as chances para ocorrência de chuvas são baixas. Além do que as temperaturas no norte e leste de MG, e no ES continuam elevadas, sobretudo no período da tarde. 

Região Sul
Com o avanço da frente fria, as chuvas tendem a ficar ao norte do estado do PR, e com volumes menores do que os observados nos últimos dias. Enquanto isso, a massa de ar polar (fria e seca) se estabelece sobre a região, intensificando as baixas temperaturas e dando condições para um amanhecer bastante frio no RS e SC. Na manhã desta segunda-feira, são esperadas temperaturas negativas nas regiões mais altas e formação de geada. No período da tarde, com a presença do sol, as temperaturas serão agradáveis mas seguem em rápido declínio com o pôr do sol. Porém no norte do PR, as temperaturas estarão elevadas, se comparado com a região leste do estado que terá uma tarde com temperaturas próximas aos 16°C.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:
 

Condição para Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.