CI

Granizo acaba com lavoura de café

Das plantas de café restaram apenas os troncos


Foto: Conexão Três Pontas

Nesta terça-feira (10) cafeicultores do município de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, foram surpreendidos por uma forte chuva de granizo. O chão ficou coberto pelas pedras de gelo. 

Das plantas de café restaram apenas os troncos. Houve grande quantidade de desfolha, quebra de galhos, queda de chumbinhos e até morte de algumas plantas. Produtores estimam que metade da lavoura foi afetada em pelo menos 13 lavouras na divisa com Nepomuceno. Segundo a Emater-MG essas lavouras tiveram sua produção comprometida para a próxima safra. Além disso galpões e estruturas também foram destelhados.

De acordo com o site local Conexão Três Pontas folhas e brotos de café foram queimados pelo gelo da chuva de granizo que ficou acumulado no solo. Segundo o engenheiro da cooperativa Cocatrel, Eduardo Piedade Garcia, a primeira providência a ser tomada é uma avaliação de cada propriedade para que se apure o tamanho dos prejuízos e de que forma elas foram afetadas. E a partir daí tomar as providências necessárias. "A pulverização será necessária, o que representará custos adicionais ao produtor de café, com objetivo de proteger os machucados que foram causados nos ramos, folhas e frutos do café, sem contar os troncos que terão maior brotação", destaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.