CI

Instabilidades permanecem pelo Brasil

Chuvas continuam frequentes e volumosas no extremo norte no país e o tempo seco nas demais regiões.


Foto: Arquivo

Nesta sexta-feira (11/06) as instabilidades continuam presentes em algumas localidades do centro-oeste e também do sudeste, na forma de uma frente fria. No entanto, ao sul do país essa condição de instabilidades diminui e dará espaço para a chegada de uma nova massa de ar polar. Já no extremo norte e centro norte do Brasil, não há grandes variações no padrão do tempo para esta sexta. Sendo assim, as chuvas continuam frequentes e volumosas no extremo norte no país e o tempo seco nas demais regiões.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
De maneira geral, há uma melhor distribuição das instabilidades sobre a região norte nesta sext-feira. Isso devido à atuação da frente fria, de maneira que a umidade é direcionada do noroeste em direção à sudeste, com isso as chances para formação de pancadas de chuvas sobre o estado do AC e RO aumentam. Mas ao sul do AM, sul do PA e TO a condição predominante ainda será de tempo seco.

Região Nordeste
Ao norte da região, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua atuando de forma expressiva, assim, no norte do MA e norte do PI há condições para pancadas de chuva fortes e chances para acumulados na ordem dos 40 mm no decorrer do dia. Já nas demais regiões, especialmente no litoral, entre o CE ao sul da BA, a condição é para chuvas fracas e passageiras, devido à influência dos ventos que sopram do mar em direção à costa. Contudo, o interior da região nordeste ficará sob o domínio da massa de ar seco e quente. 

Região Centro-Oeste
A atuação da frente fria também influenciará o tempo sobre o norte do MS, sul do MT e sul do GO. Contudo, as chuvas mais expressivas ficarão ao norte do MS e de maneira isolada. Já nas demais regiões do centro-oeste não há condições para chuvas significativas e as temperaturas serão elevadas ao norte do MT, DF e norte de GO.

Região Sudeste
A presença da frente fria manterá o tempo instável e com chuvas volumosas especialmente ao sul de MG, e sul fluminense, além de chuvas bem distribuídas ao norte e leste de SP.
 Já no sul paulista, norte mineiro e ES as condições para chuvas são menores. Nesta sexta, as temperaturas continuarão elevadas, particularmente no período da tarde no norte de MG.

Região Sul
As instabilidades diminuem nos três estados da região sul, isso devido ao avanço das chuvas na forma de uma frente fria para o sudeste e centro-oeste do país. Assim, o tempo será firme em todas as regiões, podendo ter uma maior variação de nebulosidade ao norte do PR. Ao anoitecer desta sexta-feira, o avanço de uma massa de ar polar provocará o rápido declínio das temperaturas, podendo inclusive, iniciar a formação de geada ainda na noite de sexta. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:
 


Temperatura Máxima:
 

Formação de Geadas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.