CI

Outono termina e inverno começa com cara de verão no Sul

Frio extremo dos últimos dias perde força no Sul do Brasil e próxima estação já vai ter calor e até mesmo retorno das pancadas de chuva


O frio extremo dos últimos dias perde força no Sul do Brasil e próxima estação já vai ter calor e até mesmo retorno das pancadas de chuva

O inverno do Hemisfério Sul começa logo mais na quinta-feira (21) às 7h07min (hora de Brasília), mas isso não quer dizer que vai continuar frio entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As baixas temperaturas, registradas há pelo menos uma semana nessa Região do País, já estão com os dias contados.

A manhã desta terça-feira (19) ainda começou gelada, mas sem os extremos de dias anteriores. A menor temperatura do estado gaúcho foi de 2,3ºC em Quaraí, segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). No Paraná, foram 6,0ºC em São Mateus do Sul. Já em Santa Catarina, pelo CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a mínima chegou a -3,1ºC em Bom Jardim da Serra. Oficialmente pelo INMET, houve registro de geada fraca só em Cambará do Sul, RS, com mínima de 2,5ºC.

Como fica o tempo nos próximos dias?

A previsão para a quarta-feira (20), último dia do outono, é de tempo firme. Pela manhã, o frio já perde força mas induz a formação de nevoeiros especialmente entre o Vale do Itajaí em Santa Catarina e a Região Metropolitana de Curitiba.

A mínima chega aos 12ºC nas capitais do Paraná e do Rio Grande do Sul e aos 17ºC em Florianópolis. Durante a tarde, o sol predomina entre poucas nuvens e deixa as tardes mais agradáveis nos três estados. Faz 23ºC em Curitiba e 24ºC entre a capital catarinense e a gaúcha.

Inverno começa com cara de verão

Já na quinta-feira (21), o inverno inicia com cara de verão. Não só o frio da manhã perde cada vez mais força, como volta a fazer calor à tarde. Florianópolis e Porto Alegre terão tarde na casa dos 26ºC, mas a máxima chega aos 28ºC no noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste paranaense, por causa de ventos que sopram do quadrante norte e que trazem ar mais aquecido do interior do País.

Mas não é só o calor que retorna ao Sul: até o final da quinta-feira, uma nova frente fria se forma, trazendo pancadas de chuva com trovoadas ao Rio Grande do Sul e também no sul e oeste de Santa Catarina. A semana termina com tempo instável e com chuva que se espalha pela Região.

No Rio Grande do Sul, o frio voltará a aumentar na sexta-feira (22) especialmente no sul do Estado com mínimas entre 3°C e 6°C e máximas abaixo dos 14°C. A próxima queda de temperatura é esperada somente na primeira semana de julho em Santa Catarina e Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.