CI

PREVISÃO DO TEMPO: instabilidade e altas temperaturas pelo Brasil

Avanço da frente fria, mesmo que de forma oceânica, vai provocar instabilidades entre o PR e o estado de SP


Foto: Marcel Oliveira

Nesta terça-feira (23/02), a manutenção da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda deixa o tempo bastante instável em boa parte do interior do país, além do forte calor.

Com a passagem de uma frente fria ao sul do país algumas mudanças no tempo em algumas regiões. A tendência para os próximos dias é de que, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), continuará influenciando o tempo em boa parte do centro norte do país até pelo menos o dia (26/02).  Ao passo que, o avanço da frente fria, mesmo que de forma oceânica, vai provocar instabilidades entre o PR e o estado de SP entre quarta-feira e quinta-feira (25). E após a passagem do sistema, no estado do RS, o tempo terá novamente a atuação de uma massa de ar seco, associada à alta pressão na retaguarda da frente fria. 

Região Norte
A presença dos dois grandes sistemas, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecem a formação das nuvens de chuva que estão atuando em parte da região norte. Desta maneira, a ZCAS ajuda a direcionar o fluxo de umidade do oeste e sul do AM, sul do PA e sobre o estado do TO, o que proporciona as condições para pancadas de chuvas nessas regiões. Porém esse fluxo de umidade também influencia o tempo no estado do AC e em RO, que combinado com o forte calor, favorece as condições para temporais localmente fortes. Ao mesmo tempo, o posicionamento da ZCIT favorece as chuvas sobre o estado do AP e norte do PA. Já no estado de RR, na região do Baixo Amazonas à Marajó no PA, e nas regiões de Rio Preto da Eva à Itacoatiara no AM, a tendência é para que o tempo fique mais seco. 

Região Nordeste
A influência de instabilidades em grandes altitudes, contribui para a formação das chuvas em boa parte dos estados do MA e do PI, além de que a posição da ZCIT também soma para as condições de chuva no norte desses dois estados. Essas instabilidades de grandes altitudes, também podem provocar chuvas fortes, porém isoladas, nos estados do CE, oeste de PE e de PB e na grande região de Juazeiro e no extremo oeste baiano. Já nas demais áreas do nordeste, há condição de chuvas fracas e passageiras sem acumulados significativos. 

Região Centro-Oeste
Como em boa parte da região norte, a ZCAS também marca presença sobre a região centro oeste. Deste modo, o tempo em grande parte do centro norte do MT, GO e DF têm condições para pancadas de chuvas isoladas, com potencial para ser localmente fortes. Contudo, esta condição é diferente no estado do MS, tal que o tempo ficará firme em boa parte do centro sul do estado, sob o regime da massa de ar seco. Entretanto na faixa norte do MS, e sul do MT, que devido ao forte calor há condições para instabilidades pontuais. 

Região Sudeste
De maneira geral, as chuvas ficam concentradas na faixa centro norte do estado mineiro e sobre o ES. Nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e na ao Sul do Espírito Santo há condições para temporais localmente fortes, isso também devido à influência da ZCAS na região. Ao passo que, no triângulo e sul mineiro, SP e RJ o tempo fica com maiores características de verão, onde pode ocorrer alguma chuva isolada e mal distribuída, principalmente entre a tarde e noite, devido ao forte aquecimento diurno, em especial no oeste de SP e triângulo mineiro. 

Região Sul
A chegada de uma frente fria vai causar mudanças significativas no tempo, visto que, nos últimos dias uma massa de ar quente e seco predominou na região. Desta forma, desde o início do dia há condições para pancadas de chuvas localmente fortes ao sul do estado gaúcho, que podem ser acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo, em especial ao sul do estado gaúcho. Esta frente fria avançará gradativamente para o estado de SC, porém para esta terça-feira o sistema não avança para o estado do PR.

Confira como ficam as chuvas

Temperatura Máxima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.