CI

Quarta-feira será de tempo seco, veja a previsão regional

Já na quinta-feira (27/05) a área de instabilidade poderá se fortalecer e ocasionar algumas tempestades


Foto: Pixabay

Para esta quarta-feira (26/05) o tempo não sofre mudanças significativas em relação ao dia anterior. Mantendo as chuvas restritas ao extremo norte do país, e massa de ar polar atuando sobre o sul. Porém há indicativos do desenvolvimento de uma área de instabilidade sobre a região sudeste que deverá provocar chuvas pontuais. No entanto, nas demais áreas do Brasil a condição é de tempo seco e temperaturas elevadas no período da tarde.

Na quinta-feira (27/05) a área de instabilidade poderá se fortalecer e ocasionar algumas tempestades localmente intensas entre o MS, oeste e norte do PR, e áreas de SP, sul de MG, áreas do RJ e sul do ES. Entre a madrugada e manhã de sexta-feira (28/05) o rápido desenvolvimento de uma região de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Sul do Paraguai, irá provocar pancadas de chuvas que poderão ser na forma de tempestades com a presença de raios, vendavais e eventual queda de granizo no RS e oeste de SC. Já no sábado (28/05) o sistema estará posicionado no oceano, mas atuando como uma frente fria sobre o PR e leste de SP, provocando pancadas de chuva localmente forte nessas localidades.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Com poucas alterações no padrão de circulação, as chuvas continuam presentes ao norte da região, especialmente entre AM, RR e na região do Baixo Amazonas a noroeste do estado do PA. Vale ressaltar que na grande região de Japurá ao norte do AM há condições para chuvas fortes com acumulados acima dos 40 mm e temporais que poderão ocorrer em um curto período de tempo. Já no litoral do PA e AP, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece as condiç?os para as chuvas e que podem ser localmente fortes. Entretanto, ao sul do AM, AC, RO, centro sul do PA e TO o tempo será seco, devido a uma região de alta pressão que atua a cerca de 5 km acima da superfície, impedindo a formação de nuvens carregadas. 

Região Nordeste
Com o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte, as chuvas sobre o norte do nordeste diminuem. Desta forma, para esta quarta-feira, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade e eventualmente alguma chuva fraca no litoral norte do nordeste, sobretudo no estado do MA. Já no litoral leste da região, a influência dos ventos que sopram do oceano favorece a ocorrência de chuvas fracas e passageiras. No entanto, no interior da região, o tempo é seco, com baixos índices de umidade relativa do ar e altas temperaturas.  Vale mencionar que, no litoral sul da BA, ainda há a influência da última frente fria que atua sobre o país, com isso existe a possibilidade de chuvas na região, porém sem provocar acumulados de chuva significativos. 

Região Centro-Oeste
O tempo será dominado pela região de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, cerca de 5 km de altitude, que impede a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas sobre a região. Desta forma, nos três estados e no DF o tempo será seco, baixos índices de umidade relativa, poucas nuvens no céu e temperaturas elevadas no período da tarde. Podendo superar os 35°C em todas as áreas do centro-oeste, porém, no período da manhã, as temperaturas serão amenas ao sul do MS, próximas dos 15°C.

Região Sudeste
A massa de ar polar ainda atua na região nesta quarta-feira, especialmente no leste de SP, sul de MG e sul fluminense. Com a presença de uma área de instabilidade, há condições para pancadas de chuvas isoladas ao leste de MG, porém sem provocar acumulados de chuvas significativos. Outra região que poderá presenciar chuvas fracas, é no estado do ES, ainda sob a influência da frente fria, sendo que também não há previsão para acumulados elevados na região. As temperaturas no período da tarde, serão elevadas. No oeste paulista podem ficar acima dos 33°C, e ao oeste e norte mineiro, podem superar os 35°C. 

Região Sul
A massa de ar polar continua presente na região provocando temperaturas negativas, sobretudo nas regiões serranas, e favorecendo a formação de geadas, de maneira menos intensa do que no dia anterior. No período da tarde as temperaturas ficam amenas, mas ao anoitecer as temperaturas seguem em rápido declínio. Para os três estados do sul, a condição é de tempo seco com poucas nuvens no céu. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Probabilidade Para Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.