CI

Quinta-feira com chuva no Norte e Nordeste

Avanço das instabilidade sobre SC, PR, SP e MS, ocorrerá especialmente no sábado (22/05)


Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira (20/05) o maior destaque fica para o fortalecimento da região de baixa pressão sobre o sul do país, que poderá provocar pancadas de chuva pontuais. Ao norte e nordeste do Brasil, os sistemas favoráveis a chuvas continuam atuando e provocando chuvas fortes, especialmente na região norte. No entanto, na parcela central do país, a condição do tempo prevalece sob a atuação da massa de ar seco. 

Nos próximos dias, a região de baixa pressão que atua no RS vai ganhar força e quebrar o sistema de bloqueio atmosférico causado pela alta pressão na parcela central do país. Assim o Este avanço também ajuda a configurar um canal de umidade da região amazônica em direção ao sul e sudeste, aumentando as condições para as chuvas na região. No domingo (23/05), este sistema já caracterizado como uma frente fria e fortalecido pela umidade amazônica, irá provocar chuvas com acumulados significativos em alguns pontos do MS, sul do MT e o PR.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
A condição do tempo sobre o norte da região norte do país continua sob o domínio dos sistemas que favorecem as chuvas volumosas nessas localidade, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o forte calor e a alta disponibilidade de umidade no ar. deste modo, ainda são esperadas chuvas fortes especialmente ao norte do estado do AM e RR, podendo passar dos 50 mm pontualmente. As chuvas também estarão presentes no estado do AP, PA e no AC. No entanto, ao sul do estado do TO e RO essa condição para chuvas é menor, devido a atuação da massa de ar seco na região central do país. 

Região Nordeste
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantém a condição de chuvas na região nordeste, além da influência dos ventos de leste que trazem a umidade do mar para a região. Assim, entre o MA e CE há chances para pancadas de chuva no decorrer do dia, e provocar acumulados próximos dos 20 mm pontualmente, e atenção para o norte do estado do MA, onde essas chuvas podem ser mais fortes. Outra área com condições para chuvas na região nordeste, é na faixa leste entre RN e AL, devido a influência de uma frente fria posicionada no oceano que auxilia no transporte de umidade para a região. 

Região Centro-Oeste
De maneira geral, o tempo será quente e seco em toda a região centro-oeste. Isso por conta de um sistema de alta pressão que impede a chegada de umidade e consequentemente a formação de nuvens carregadas sobre a região. Desta maneira, existe uma tendência de menos cobertura de nuvens, fazendo com que a superfície fique mais exposta a radiação solar o que provoca um maior aquecimento. Assim, as temperaturas poderão se aproximar dos 36°C no norte do MS e sul do MT nesta tarde, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nessas regiões e ao sul de GO.

Região Sudeste
O tempo seco ainda predomina em quase toda a região sudeste devido a área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, que impede a formação de nuvens carregadas, favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e na metade oeste do estado de MG. Entre o leste de MG, leste de SP e nos estados de RJ e ES, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade,  influência da circulação marítima, porém sem possibilidade para chuvas. O dia também terá uma grande variação na temperatura, em todo o estado de SP e na região central de MG, o amanhecer será ameno, com temperaturas próxima dos 15°C e no período da tarde, os termômetros podem passar dos 33°C, especialmente no oeste paulista e norte mineiro.

Região Sul
As instabilidades sobre o RS ganham força e podem avançar até o norte do estado, porém as chuvas mais volumosas ficarão na região da Campanha Oeste e centro-oeste do estado. No entanto, em SC e no PR o tempo ainda segue seco, mas as condições para formação de geadas são menores nas regiões mais altas do estado de SC. Contudo, ao norte do estado do PR, os termômetros podem passar dos 30°C. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:



Temperatura Máxima:


Condição para formação de Geadas:


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.