CI

RS: calor e pancadas de chuva nos próximos dias

Chuva trouxe umidade ao solo, que tem favorecido desenvolvimento da soja


Foto: Pixabay

A próxima semana permanecerá com calor e chuvas de verão no Rio Grande do Sul, informa o  Relatório Oficial nº 3, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Irga. 

Na sexta-feira (31/01), a nebulosidade seguirá predominando, com condição de chuva na maioria das regiões. No sábado (1º/02) o tempo permanecerá seco e quente em praticamente todo Estado, e apenas entre a Serra de Nordeste e o Litoral Norte ingresso de umidade do mar manterá a condição de chuva fraca e isolada. No domingo (2), a presença do ar quente e úmido manterá o forte calor em todo o Estado, com temperaturas superiores a 35°C em diversas localidades.

Na segunda (3) e terça-feira (4), o calor seguirá predominando, com temperaturas entre 35°C e 38°C no interior gaúcho e possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, em áreas isoladas. Na quarta-feira (5), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.

A previsão indica que os valores acumulados deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maior parte das áreas, podendo superar os 45 mm em algumas localidades do Alto Vale do Uruguai. Na Zona Sul, Região Central e no Planalto, os volumes previstos deverão ser inferiores a 20 mm.

Colheita do milho avança

A cultura do milho no Rio Grande do Sul está 14% em desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 24% em enchimento de grãos, 25% em maturação e 26% das lavouras estão colhidas.

A colheita avançou principalmente nas regiões de Santa Rosa, Ijuí e Frederico Westphalen, onde mais de 50% das lavouras foram colhidas apresentando produtividades variáveis em função do estágio em que se encontravam no período do déficit hídrico e também da duração desse período. Na região de Santa Rosa, alguns municípios apresentam produtividades acima da expectativa inicial. As lavouras semeadas nos meses de novembro e dezembro retomaram um bom desenvolvimento, favorecidas pelas chuvas da última semana.

Já as lavouras de soja estão totalmente implantadas, sendo que 37% delas estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 27% estão em enchimento de grãos.

O arroz encontra-se, em sua maior parte, no estágio reprodutivo, com condições favoráveis para o bom desenvolvimento da cultura. De acordo com o relatório, a condição atual está melhor que a da safra passada.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.