CI

RS: semana com altos volumes de chuva

Índices de disponibilidade hídrica do solo encontram-se abaixo dos 70%


Na última semana, a chuva havia dado uma trégua sobre o Rio Grande do Sul. Junto com as temperaturas mais elevadas, o tempo seco favoreceu a diminuição da água disponível no solo, o que era uma preocupação dos produtores, pois o solo encharcado dificulta as atividades de plantio do arroz.

Hoje, os índices de disponibilidade hídrica do solo encontram-se abaixo dos 70%. Entretanto, nesta semana, os produtores de arroz devem enfrentar mais dificuldades. Tem chuva prevista para todo o território gaúcho devido ao avanço de mais uma frente fria. Volumes acima de 50 milímetros devem ser registrados em boa parte do Estado.

Apesar de toda essa chuva beneficiar os reservatórios, pensando mais pra frente, na irrigação do arroz, é uma chuva que preocupa o andamento do plantio da safra. Ou seja, até pode ter reservatórios cheios, mas se o produtor não conseguir dar andamento no plantio, a safra pode ser comprometida. Essa chuva deve perder intensidade no próximo período, entre 19 e 23 de outubro, pelo menos na maior parte do Estado, principalmente em áreas de fronteira com o Uruguai.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.