CI

RS: semana inicia com chuva e termina com baixa temperatura

A precipitação prosseguirá até a quarta-feira (13)


Foto: Pixabay

No início da semana passada, a chuva aconteceu de forma irregular mais uma vez, com acumulados acima dos 35 milímetros na Fronteira Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul e menos de 5mm na Zona Sul e Planícies Costeiras Interna e Externa. Posteriormente, a temperatura despencou e o RS viveu sua primeira grande onda de frio. Destaque para Quaraí, na Fronteira Oeste, com mínima de 1°C.

Conforme o IRGA, mais uma vez, a semana começará com chuva e terminará com baixa temperatura. Uma frente fria avança e traz chuva já a partir desta segunda-feira (11) ao Estado. Atenção ao maior risco de tempestades entre Santa Maria, São Borja e São Luiz Gonzaga na madrugada desta terça (12), com muitas trovoadas, ventos fortes e eventual queda de granizo.

A precipitação prosseguirá até a quarta-feira (13), levando maiores acumulados ao entorno da Lagoa dos Patos, Região Central e partes do Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul. Por outro lado, a fronteira com o Uruguai será a área com menor acumulado. Posteriormente, a temperatura despencará pelo avanço de uma massa de ar polar.

Na quinta-feira (14), a mínima cai para menos de 3°C na Campanha com formação de geadas. Na sexta-feira (15), além da Campanha, há previsão de geadas em municípios da Metade Norte do Estado. A próxima chuva acontecerá por volta de 20 de maio, meados da semana que vem. A maior frequência de chuva, mesmo caindo de forma irregular, garante aumento da umidade do solo e instalação de pastagens de inverno e do trigo.

Fronteira Oeste

A passagem de uma frente fria traz chuva entre segunda (11) e quarta-feira (13). Alerta ao maior risco de tempestades na próxima noite com fortes rajadas de vento (acima dos 60km/h), muitas trovoadas e eventual queda de granizo especialmente na região de São Borja. O acumulado será irregular podendo se aproximar dos 80mm em São Borja, mas não passando dos 10mm na região de Uruguaiana. A partir da quinta-feira (14), o tempo seco retorna e a temperatura declina chegando aos 5°C na madrugada de sexta-feira (15). A próxima chuva é prevista a partir do dia 20 de maio.

Campanha

A passagem de uma frente fria causa chuva com baixo acumulado entre segunda (11) e as primeiras horas de quarta-feira (13). Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança 3°C na madrugada de quinta-feira (14) com potencial para geadas. Próxima precipitação prevista por volta de 20 de maio.

Central

A passagem de uma frente fria traz chuva entre segunda (11) e quarta-feira (13). Alerta ao maior risco de tempestades na próxima noite com fortes rajadas de vento (acima dos 60km/h), muitas trovoadas e eventual queda de granizo. Tanto a simulação americana GFS, como o brasileiro COSMO-INMET indicam elevado acumulado, acima dos 80mm à região. A partir da quinta-feira (14), o tempo seco retorna e a temperatura declina chegando aos 5°C na madrugada de sexta-feira (15). A próxima chuva é prevista a partir do dia 20 de maio.

Planície Costeira Interna

A passagem de uma frente fria causa chuva entre segunda (11) e quarta-feira (13) na Planície Costeira Interna. O acumulado será variável, mas deverá chegar a pelo menos 10mm na região. Entre Camaquã e a Região Metropolitana de Porto Alegre, o acumulado previsto alcança 50mm. Posteriormente, a temperatura entra em declínio com mínima de 7°C na madrugada de quinta (14) e de sexta-feira (15). A próxima chuva aparecerá por volta de 20 de maio.

Planície Costeira Externa

A passagem de uma frente fria causa chuva entre segunda (11) e quarta-feira (13) na Planície Costeira Externa. O acumulado será variável. Menos de 10mm nas áreas mais próximas do Sul de Santa Catarina até algo próximo dos 50mm na Região Metropolitana de Porto Alegre. Posteriormente, a temperatura entra em declínio com mínima de 8°C na madrugada de sexta-feira (15). A próxima chuva aparecerá por volta de 20 de maio.

Zona Sul

A passagem de uma frente fria causa chuva com baixo acumulado entre segunda (11) e as primeiras horas de quarta-feira (13). Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança 4°C na madrugada de quinta-feira (14) com potencial para geadas. Próxima precipitação prevista por volta de 20 de maio.

Com informações do Irga

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.