CI

RS tem risco de tempestade severa

Para esta semana, atenção com a segunda (17) e a terça-feira (18)


Foto: Arquivo

Na última semana, ocorreram chuvas de baixo acumulado na Fronteira Oeste, Sul e Planícies, insuficientes para repor a umidade no solo. Neste momento, a região mais crítica é a de fronteira com o Uruguai, com índices de umidade do solo abaixo dos 20%. Além disso, os últimos dias foram marcados por forte calor no Rio Grande do Sul.

Para esta semana, atenção com a segunda (17) e a terça-feira (18): inicialmente há uma área de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina e, depois, uma frente fria, que trazem pancadas de chuva para o Estado. Atenção, pois há duas informações pertinentes a este sistema: a primeira é que o risco de que tenhamos tempestades muito severas é elevada, com fortes rajadas de vento e queda de granizo. As áreas preferenciais para os temporais mais intensos são a Fronteira Oeste e a Campanha.

A segunda informação pertinente é que, mesmo com temporais, o acumulado não consegue ser suficiente para repor a umidade do solo de forma generalizada. De meados para o final da semana, o tempo fica mais firme e bem quente nas regiões orizícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.