CI

SC: produção agrícola é afetada pelas chuvas

Alguns produtores da região tiveram que replantar os grãos para não perder a colheita


O agronegócio é uma das principais atividades que abastecem a região de Canoinhas, e por isso os fatores climáticos, são determinantes para o resultado de uma boa safra. Mudanças constantes no clima e muitas chuvas podem afetar a produção propiciando o atraso no plantio ou até mesmo a perca da produção semeada.

Nesta época do ano há também o aumento da temperatura e grande volumes de chuvas, essas reações metereológicas podem causar perdas significativas nas safras de grãos e alterar a geografia da produção agrícola.

Um exemplo disso, se dá pelas fortes chuvas ocorridas no mês de outubro que provocaram prejuízos ao agricultor local. Durante um mês choveu o dobro do esperado para os 30 dias. Enxurradas e alagamentos além dos fortes ventos causaram erosão nas lavouras, o alto nível de umidade também prejudicou o planto de feijão e alguns produtores terão que replantar o grão.

Elisandro Noernberg é filho de produtores de milho, feijão, soja e trigo na região. Ele comenta que as lavouras de trigo estão em fase de maturação e as chuvas podem afetar drasticamente a qualidade do plantio. Outro fato que ele vê como prejudicial é a questão do atraso no plantio da soja.

"Nós tomamos algumas medidas como a reaplicação de adubos e fungicidas, mas algumas coisas são irreversíveis. O que podemos fazer agora é apenas contabilizar os prejuízos", diz o agricultor.

O aumento da frequência de chuvas e tempestades fortes na região Sul pode causar problemas para a mecanização agrícola devido à inundação das áreas cultivadas. Plantações de cana-de-açúcar, trigo e arroz também podem sofrer perdas devido a ventos fortes, que leva ao acamamento dessas culturas. A pulverização com defensivos contra pragas e doenças será dificultada devido a ventos fortes ou chuva intensa. Por isso é importante que o agricultor esteja preparado para lidar com possíveis causualidades na produção agrícola até o fim do ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.