CI

Semana terá avanço de frente fria no Sul

Instabilidades da frente fria ganham força e avançam para SP, RJ, sul de MG e persistem no PR, sul do MS e em SC


Foto: Pixabay

Neste início de semana (07/06) o destaque fica para o avanço de uma frente fria pelo sul do país, com a possibilidade de chuvas volumosas e condições para temporais localmente fortes, sendo que este avanço fica restrito mais ao sul do Brasil. Já nas demais regiões, não há mudanças significativas no padrão das chuvas, onde em todo o litoral nordestino e no extremo norte do país as chuvas estarão presentes. 

Na terça-feira (08/06)  às instabilidades da frente fria ganham força e avançam para SP, RJ, sul de MG e persistem no PR, sul do MS e em SC. Além de uma intensificação nos volumes previstos para o interior do estado do RS. Na quarta-feira (09/06), há condições para que um sistema de baixa pressão, resultante da passagem desta frente fria, ganhe força e dê início a formação de um novo ciclone entre a costa do sul e sudeste. Com isso, há condições para eventos de vento fortes especialmente no litoral dos estados do RS, SC, PR e SP e a intensificação das chuvas nessas regiões. Ao mesmo tempo, para os próximos dias, não existem projeções para grandes mudanças no padrão das chuvas sobre as demais regiões do país.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Na faixa norte da Região Norte, as instabilidades continuam e combinadas com o forte calor e grande quantidade de umidade disponível, favorecem pancadas de chuva ao longo do dia. Pontualmente há condições para acumulados elevados de chuva em curto período de tempo, especialmente, no oeste do AM, em RR, norte do PA e no PA e no AC. Entretanto,  sobre os estados de RO, TO, sul do PA e sul do AM, não há condições para chuvas.

Região Nordeste
De maneira geral, todo o litoral nordestino de alguma forma irá presenciar a ocorrência de chuvas. Na parte leste do nordeste, essas chuvas são provocadas pelos ventos de leste que sopram a umidade do mar para a costa da região, e ao norte é o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que favorece a formação das chuvas na região. Assim, ao norte do MA, norte do PI, CE há condições para chuvas que possam acumular volumes acima dos 20 mm, bem como no leste da BA, PE e PB. Já em SE, AL e RN essas chuvas serão passageiras e pontuais. Em contraste com essas chuvas o interior da região experimenta um tempo seco e quente.

Região Centro-Oeste
A chegada da frente fria vai provocar mudanças significativas no tempo, particularmente ao sul do MS. Sendo que há condições para eventuais temporais acompanhados de raios, vendavais e queda de granizo. No entanto, ao norte do MS, GO, MT e DF a condição do tempo prevalece seca e quente, devido à atuação da região de alta pressão nos níveis intermediários da atmosfera, cerca de 5 km, que impede a chegada de umidade e também a formação de nuvens carregadas. 

Região Sudeste
Com a aproximação da frente fria o tempo poderá mudar ao sul da região, ainda sem provocar chuvas expressivas. No entanto esta condição será observada de forma restrita ao sul de SP, sendo que no oeste do estado paulista, triângulo e norte mineiro o tempo continua seco e com temperaturas elevadas. Sendo que estas temperaturas poderão ser superiores aos 30 °C nessas regiões citadas. Já nos estados do RJ e ES, a influência da umidade marítima pode provocar uma maior variação de nebulosidade e chuvas passageiras. 

Região Sul
O avanço da frente fria continua provocando episódios de chuvas intensas em algumas localidades da região sul do país, sobretudo no leste de SC e leste do PR, onde os acumulados poderão se aproximar dos 60 mm no decorrer desta segunda-feira. As chuvas serão registradas também no norte gaúcho, oeste de SC e noroeste do PR, e com a possibilidade de temporais localmente fortes com a presença de raios, vendavais e eventual queda de granizo. Além disso, as temperaturas voltam a ficar amenas, especialmente no estado gaúcho, porém sem condição para formação de geadas.

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.