CI

Sexta-feira será de altas temperaturas

As chuvas ficarão concentradas apenas no extremo Norte do país


Foto: Arquivo

Nesta sexta-feira (23/07) o dia será marcado pelas altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar, em praticamente todas as áreas do país. Nos momentos mais críticos do dia os termômetros poderão passar da marca dos 35°C na região centro-oeste com índices de umidade abaixo dos 20%. As chuvas ficarão concentradas apenas no extremo norte do país.

A tendência para o final de semana não indica mudanças significativas, cada vez mais as tardes ficarão quentes e secas. Especialmente no domingo (25/07) as temperaturas poderão ser próximas dos 30°C no estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, prenunciando a chegada de uma nova frente fria. Este sistema provocará chuvas, principalmente na segunda-feira (26/07) avançando no decorrer da semana até o sul do estado de Minas Gerais. Além disso, na retaguarda deste sistema há uma massa de ar polar com forte intensidade e que avançará sobre o território brasileiro no decorrer da semana, provocando novamente episódios de frio intenso. 

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
No período da manhã, as temperaturas serão amenas, próximas de 20°C, no AC, RO  e sul do AM. Porém, no período da tarde, em todos os estados da região norte as temperaturas serão elevadas. Um dos fatores que contribuem para as temperaturas acima do normal para a época do ano é o ar seco remanescente da última massa de ar polar que atingiu o país. O ar seco impede a formação de nuvens, deixando a superfície mais exposta para o aquecimento solar. Em algumas áreas de RO, sul do PA e TO a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 20%. As chuvas ficarão ainda mais deslocadas para o norte, ficando restritas ao norte do AM, RR e AP

Região Nordeste
As instabilidades sobre o litoral nordestino diminuem de maneira geral. No litoral baiano, sobretudo no recôncavo, ainda há o resquício da última frente fria na forma de um cavado - região alongada de baixa pressão - que aliado à umidade do mar poderá provocar chuvas. Outra área com possibilidade para chuvas é ao norte do MA, porém sem indicativos de que os volumes sejam expressivos. No período da manhã, a faixa leste do estado da BA poderá ter temperaturas amenas devido à incursão do ar frio levado pelos ventos que sopram do oceano para a região, mas no período da tarde os termômetros marcarão temperaturas elevadas.  

Região Centro-Oeste
O destaque fica para os baixos índices de umidade relativa do ar em toda a região, os índices sobre a região central do MS poderão ficar próximos dos 10% nos momentos mais críticos. Essa massa de ar seco impede a formação de nuvens sobre a região, e com a maior incidência do Sol, os termômetros no período da tarde estarão acima dos 30°C na região sul do MS e acima dos 35°C ao norte do MT e norte do GO. Não há previsão para chuvas nesta quinta-feira. 

Região Sudeste
O dia amanhece com temperaturas amenas na faixa leste da região, mas nada comparado com o frio intenso do começo da semana. O tempo prevalece seco, particularmente no oeste paulista, triângulo e norte mineiro, com baixos índices de umidade relativa do ar, podendo ficar próximos dos 20% até mesmo ao leste de SP, e temperaturas elevadas, acima dos 30°C no período da tarde. Não há perspectivas de chuvas para a região nesta sexta-feira. 

Região Sul
O amanhecer será ameno na região, a condição para formação de geadas diminui consideravelmente e as temperaturas seguem em gradativa elevação no período da tarde. O tempo também será seco sobre os três estados do sul, podendo registrar índices de umidade relativa abaixo dos 20% no oeste do PR nos momentos mais críticos do dia. Não há previsão para chuvas sobre a região e as temperaturas serão amenas no período da noite também. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.