CI

Veja a previsão para esta sexta-feira

Uma área de instabilidade ganha força sobre o Paraguai e pode influenciar o tempo ao sul do Centro-Oeste do Brasil


Foto: Pixabay

Para esta sexta-feira (14/05), as chuvas ficarão concentradas na faixa norte do país, com potencial para acumulados expressivos e temporais localmente fortes, especialmente na região litorânea do norte e norte do nordeste. Na faixa leste do país, haverá uma maior variação de nebulosidade, porém sem grandes chances para chuvas no sudeste. Além disso, uma área de instabilidade ganha força sobre o Paraguai e pode influenciar o tempo ao sul do centro-oeste do país. 

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
De maneira geral, a condição de chuvas diminui ao sul da região, mantendo um tempo mais seco na metade sul do AC, RO, boa parte do sul do PA e em todo o estado do TO. Porém com o calor e alta quantidade de umidade disponível no ar, no estado da AM e RR há condições para pancadas de chuvas bem distribuídas e com potencial para serem localmente fortes. O destaque para a região fica para o norte do estado do PA e AP, pois, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aliada à outras áreas de instabilidade, reforça a condição de chuvas nessas áreas, com potencial para acumulados superiores aos 70mm no decorrer do dia, e chuvas fortes em um curto período de tempo. 

Região Nordeste
As chuvas seguem restritas ao litoral da região nordeste como um todo, sendo que na faixa norte o sistema com maior atuação é a ZCIT, mantendo o padrão de chuvas no norte do MA e norte do PI, sendo que ao norte do estado do MA, esses acumulados poderão se aproximar dos 60 mm localmente. Também há condições para fortes instabilidades em todo o estado do CE, especialmente no interior, com temporais que podem ocorrer em um curto período de tempo. Na faixa leste do nordeste, também há condições para chuvas fortes Já no estado da BA, as instabilidades ficarão restritas ao litoral norte da região e com tempo seco no oeste do estado.

Região Centro-Oeste
Para esta sexta-feira, há condições para ocorrência de chuvas fracas e de forma isolada ao sul do estado do MS. Isso devido à aproximação de uma área de instabilidade no Paraguai, podendo ficar apenas em uma maior variação de nebulosidade. Apesar disso, o padrão de alta pressão ainda atua na região, impedindo a formação de nuvens carregadas e mantendo o céu limpo em boa parte do MT, GO e DF. No período da tarde os termômetro podem passar da marca dos 33°C em boa parte da região centro-oeste, mas ao sul do MS, devido a maior presença de nuvens, as temperaturas não deverão passar dos 24°C.  

Região Sudeste
O tempo seco ainda predomina em quase toda a região sudeste devido a área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, que impede a formação de nuvens carregadas, favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e na metade oeste do estado de MG. Entre o leste de MG, leste de SP e nos estados de RJ e ES, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade, devido à umidade transportada do mar para a costa. Desta forma, chuvas fracas e isoladas poderão ocorrer no estado do ES. O dia também terá uma grande variação na temperatura, em todo o estado de SP, e na região central de MG, o amanhecer será ameno, com temperaturas próxima dos 15°C e no período da tarde, os termômetros podem passar dos 33°C, especialmente no oeste paulista e norte mineiro.

Região Sul
A massa de ar polar, frio e seco, mantém as condições para temperaturas típicas de inverno. E com o céu limpo entre a madrugada e amanhecer desta sexta-feira, as condições são favoráveis para a formação de geadas nas regiões serranas e no centro-sul do PR. Também há condições para temperaturas negativas nas regiões mais altas dos estados de SC e RS. No período da tarde, com a presença do sol, as temperaturas ficam agradáveis, e há condições para chuvas fracas e isoladas no nordeste do estado do PR, devido à proximidade com uma área de instabilidade no Paraguai. 


Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:


Temperatura Máxima:

Possibilidade de formação de Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.