CI

Veja como o tempo estará nos próximos dias

Frente fria trará mudança no tempo para o sul e oeste do RS a partir do fim da tarde


Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira (19/11) o a circulação dos ventos e o calor, deram condições para pancadas de chuva localmente forte, acompanhadas de descargas elétricas localizadas na maior parte da Região Norte, principalmente no Oeste do AM, AC, norte de RO, algumas áreas de MT, sul de GO, parte do interior nordestino, em áreas do norte do Sudeste e sul de MG.

O fluxo de umidade ficou concentrado entre o norte do ES e o sudeste do AM. No A formação de um ciclone extratropical no oceano, reforçando a frente fria e vai organizar o corredor de umidade entre o Sudeste e o Norte do Brasil, com isso configurando o episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país sobre parte da Região Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste. Além disso, outro cavado – região alongada de baixa pressão – entre o Uruguai e o RS, provocou pancadas de chuva com queda de granizo do sudeste RS  nesta quinta feira e a atuação desse sistema persiste na sexta-feira, com chances de pancadas de chuva isoladas.

Na sexta-feira (20/11) a o deslocamento da frente fria e a formação do ciclone extratropical vai alinhar o corredor de umidade para o sul da BA e até o sudoeste o PA, onde atuará a ZCAS e os maiores volumes de chuva, com condições de chuva forte com rajadas de vento forte e isoladas.

No sábado (21) com o alinhamento da ZCAS as chuvas fortes ocorrerão em grande parte da BA, do centro-sul do MA e do PI, norte de MG e de GO, em TO, sul do PA, norte de MT e sudeste do AM.

O tempo estará estável entre o CE e AL, principalmente no interior, onde não deverá chover, porém na faixa litorânea e agreste entre AL e a PB haverá chance de chuva rápida e isolada, a partir da tarde. Do dia 21 até pelo menos o dia 24/11 uma alta pressão de bloqueio atuará à leste da Argentina e do Uruguai começando a partir da tarde do dia 21 e depois vem a se expandir para o oceano e influenciar o tempo em áreas do Sudeste e do Sul no decorrer dos dias seguintes e influenciará com chuva isolada do litoral do RS ao RJ. Essa alta pressão de bloqueio impede o avanço de novas frentes frias.

Entretanto uma frente fria atuará no leste da Argentina e no sul do Uruguai trazendo pancadas de chuva nesse setor. Essa frente trará mudança no tempo para o sul e oeste do RS a partir do fim da tarde, e pancadas de chuva principalmente a noite.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.