Cooperativa gaúcha entra em liquidação judicial

FALÊNCIA

Cooperativa gaúcha entra em liquidação judicial

Local já chegou a ser um dos maiores da América Latina
Por: -Eliza Maliszewski
4212 acessos

A Justiça decretou na última quarta-feira (23) a liquidação judicial da Cotrijuí, Cooperativa Agropecuária & Industrial, de Ijuí, Noroeste do Rio Grande do Sul. A determinação é do juiz Guilherme Corrêa,  da 1ª Vara Cível de Ijuí, a pedido da Chinatex Grains & Oils, uma das principais credoras. A Cotrijuí já foi a maior da América Latina e estava em liquidação extrajudicial desde 2014.

A medida tem como objetivo garantir aos credores os direitos patrimoniais em caso de a empresa não ter mais condições financeiras de honrar seus compromissos. Produtores rurais que entregaram a soja para a cooperativa durante o mandato do ex-presidente Vanderlei Fragoso terão prioridade no recebimento dos pagamentos ainda não efetuados. Na decisão os associados não s erão solidários a dívida e , portanto, não terão que arcar com nenhum pagamento aos credores.

A Cotrijuí foi fundada em 1957 e chegou a  ter mais de três mil funcionários com atuação nas áreas de supermercados, postos de combustível, indústria de cereais, frigorífico e beneficiamento de carnes e fábrica de rações e moinho. A Cotrijuí já teve a maior capacidade de armazenagem  de grãos do interior  com cerca de 1 milhão de toneladas em 22 armazéns e tem dívida de R$ 270 milhões.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink