CI

Efeito da redução de luz na seletividade a herbicidas e rendimento de grãos do trigo

Efeito da redução de luz na seletividade a herbicidas


A redução da radiação solar incidente na superfície terrestre pode alterar o comportamento vegetal e a seletividade de herbicidas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a seletividade dos herbicidas bentazona, iodosulfuron-methyl-sodium e o rendimento de grãos do trigo, em condições de redução de luminosidade em diferentes estádios fenológicos da cultura. Foram conduzidos dois experimentos, o primeiro (I) em condições controladas e o segundo (II) a campo. Nos dois experimentos foram avaliadas variáveis no trigo em função da aplicação de herbicidas (bentazona, 900 g ha-1 i.a.; iodosulfuron-methyl-sodium, 5 g ha-1 i.a.; e testemunha, sem aplicação de herbicida) e da variação da taxa luminosa (testemunha; redução de luz durante todo o ciclo; redução no estádio inicial, da emergência até três folhas; redução no estádio vegetativo, entre três folhas até a emergência completa da inflorescência; e redução na fase reprodutiva, da inflorescência até a colheita).

Autor: Rodrigo Rubenich, Carlos Eduardo Schaedler, Renan Ricardo Zandoná, Ricardo de Melo Scalcon, Pâmela Carvalho de Lima, Diego Martins Chiapinotto

Veja na integra clicando aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.