CI

Expointer vai ser histórica, prevê Polo

No ano passado a feira movimentou nada menos que R$ 1,923 bilhão em negócios


O secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, projeta que 40ª edição da Expointer seja um “marco” para o agronegócio não só do estado, mas de todo o País. “É uma feira que sempre vem com expectativas, traz oportunidades, inovações. É uma feira já consolidada, reconhecida pela sua grandeza, mas principalmente pela qualidade da exposição de animais, máquinas e agricultura familiar”, resume. No ano passado a feira movimentou nada menos que R$ 1,923 bilhão em negócios e atraiu 355 mil visitantes. Números semelhantes são projetados para esse ano.

Ele justifica que o momento é de comemoração em função do volume de produção da última safra, onde praticamente todos os setores da produção de grãos tiveram resultados “muito bons”. “É uma safra expressiva em termos de volume, de produtividade. Tivemos também na pecuária uma evolução muito grande na qualidade da carne aqui produzida, no leite, nos setores da pecuária também uma evolução muito significativa”, explica. 

De acordo com o secretário, isso aconteceu por vários fatores: “Primeiro é pelo trabalho, pela luta dos agricultores que são os responsáveis, os atores principais desse processo. Depois tivemos o clima que transcorreu de forma positiva. As tecnologias que estão aí à disposição dos agricultores. As máquinas e equipamentos que avançaram muito, se modernizaram. Também o apoio da assistência técnica, que deu as condições para uma excelente produtividade em todas as culturas”. 

No entanto, Polo destaca que há preocupação em função da queda das cotações. “Diminuiu muito o preço dos produtos em relação ao ano passado em praticamente todos os grãos: soja, milho, arroz e trigo. Também na pecuária agora estamos tendo reflexo. Eu diria que tivemos uma safra expressiva, mas, por outro lado, uma frustração tremenda pro produtor que é o cenário hoje basicamente de todo quadro do nosso agro”.

Pesando todos os fatores, o secretário de Agricultura (um dos organizadores do evento) espera um saldo positivo. “Estamos trabalhando com as entidades representativas do setor e temos avançado nesse sentido. Os agricultores têm feito sua parte, e a Expointer representa esse avanço e o desenvolvimento do agro”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.