CI

Desempenho de bico hidráulico Boomjet 5880-3/4-2TO+C20 em aplicação herbicida em Urochloa decumbens


O experimento foi conduzido na região do cerrado no município de Goiânia, GO. Objetivou-se estudar a uniformidade de deposição das gotas de pulverização produzidas pelo bico hidráulico Boomjet 5880-3/4-2TOC20, com faixas operacionais de 10 m, 12 m e 14 m e aplicações realizadas a 1,0 m, 1,3 m e 1,5 m de altura em relação ao topo das plantas a serem dessecadas. Para avaliação dos tratamentos mediram-se as variáveis densidade de gotas (gotas.cm-²) e controle de plantas de Urochloa decumbens (Stapf) R. Webster. A simulação matemática da sobreposição das faixas de aplicação nos dois sentidos, unidirecional e bidirecional, mostraram elevada desuniformidade de deposição das gotas pulverizadas, estatisticamente representada por coeficientes de variação que variaram de 61,46% a 98,91%. Valores reduzidos referentes à densidade de gotas foram obtidos em pontos específicos da faixa de aplicação. Em pulverizações de glyphosate, o estudo mostrou controle satisfatório ao se adotar larguras de faixas de 10 m e 12 m, com o bico posicionado nas três alturas de aplicação estudadas.
 
Veja o artigo na integra clicando aqui.

Autores: Luiz Carlos Barcellos, Rogério de Araújo Almeida, Paulo Garcez Ferreira Leão, Valquíria da Rocha Santos Veloso, Cecília Czepak e Paulo Marçal Fernandes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.