CI

CBB desenvolve Sensor de Inversão Térmica para aplicações terrestres

CBB lança equipamento para evitar as derivas incontroláveis


O Centro Brasileiro de Bioaeronautica (CBB) através da Empresa MV Defesa Vegetal desenvolveu o Sensor de Inversão Térmica para aplicações terrestres. O SIT-TRATOR teve seus testes de campo concluídos no final de fevereiro e já está sendo lançado no mercado.

O Sensor de Inversão já é utilizado nas aplicações aéreas SIT-Avião desde 2016, sendo utilizado como um método eficiente para evitar as derivas incontroláveis. Doutor em Agronomia do CBB, Marcos Vilela Monteiro é o responsável pelo desenvolvimento dos sensores. Ele explica que o equipamento monitora as inversões antes e durante as aplicações, indicando ao operador quando as aplicações devem ser iniciadas ou suspensas. 

A inversão térmica pode ser definida como um fenômeno natural que pode ser registrado em todas as partes do planeta e corresponde à inversão das camadas atmosféricas, fazendo com que o ar frio permaneça em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas, provocando uma alteração na temperatura. A inversão prejudica a eficiência das aplicações e provoca o que é chamado de deriva incontrolável que é levada pelas brisas a quilômetros de distância, causando danos durante as aplicações de herbicidas e maturadores, o que gera contaminações ambientais e até mesmo a destruição de lavouras mais suscetíveis.

Nesse cenário, o novo Sensor de Inversão Térmica surge como uma ferramenta eficiente para evitar os problemas de causadas pela deriva e também pela falta de penetração nas culturas anuais em aplicações terrestres. O especialista afirma que suas vantagens são incomparáveis, já que ele é necessário, eficiente, de baixo custo e com fácil instalação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.