CI

Quarentena: Poluição diminui pela metade na Europa

Cai por terra o mito de que o agronegócio polui o planeta - produção agrícola se manteve total no período


Foto: EuroSLA

A Agência Espacial Europeia (ESA) aponta que a poluição diminui em aproximadamente 50% nas principais cidades da comunidade europeia. De acordo com especialistas ouvidos pelo Agrolink, essa constatação faz cair por terra o mito de que é o agronegócio que polui o planeta, uma vez que a produção agrícola se manteve em atividade normal nesse período.

A ESA revelou que os níveis de dióxido de nitrogênio baixaram pela metade no período em que entraram em vigor as “rigorosas medidas de quarentena implementadas em quase toda a Europa”. De acordo com a Agência, as melhorias foram particularmente sentidas em cidades de França, Espanha e Itália, todas as que sofreram os mais restritos bloqueios e isolamentos sociais – especialmente nos grande centros urbanos.

Para se ter uma ideia, a cidade de Paris, por exemplo, registou uma queda de 54% nas concentrações de dióxido de nitrogênio nos últimos 30 dias, comparando com o mesmo período entre 13 de março a 13 de abril do ano passado. Nesse mesmo tempo, as cidades de Madrid, Milão e Roma registaram quedas de cerca de 45%.

As imagens foram captadas pelo satélite europeu Copernicus Sentinel-5P, sendo analisadas pelos cientistas do Instituto Meteorológico Real da Holanda (KNMI). “As concentrações de dióxido de azoto variam de dia para dia devido a mudanças no clima. Não é possível tirar conclusões com base apenas num dia de dados”, explica Henk Eskes, do KNMI.

De acordo com o investigador, para se poderem fazer agora “estimativas quantitativas das mudanças nas emissões devido ao transporte e à indústria, precisamos de combinar os dados do satélite Copernicus Sentinel-5P com modelos de química atmosférica. Estes estudos começaram, mas levarão algum tempo até estarem terminados”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.