Juntos com o Agro e Shallow now

Juntos com o Agro e Shallow now

Por:
197 acessos

Todos os dias, muitos de nós reunimos em torno de mesas cheias de alimentos com sua família e /ou amigos, e estes produzidos por outras famílias. Esta é uma ótima oportunidade para lembrar de todo o trabalho árduo dos produtores rurais e toda a cadeia o alimento na sua mesa.

Mas, por qual motivo todos os anos surgem notícias, na maioria das vezes tendenciosas e com o objetivo maior de gerar apenas visualizações?

Devemos criticar com sabedoria, fundamento e conhecimento do assunto. A facilidade com que a internet traz a qualquer pessoa, que tenha o interesse em pesquisar e buscar sobre qualquer assunto e com conteúdo de qualidade, faz com que a responsabilidade antes de comentar ou criticar sobre o agronegócio brasileiro seja alta.

Diante disso, surge a reflexão: será que sabemos a real importância do agronegócio para o Brasil?
Impactos do agronegócio na economia nacional

Exportações – Sustentando o país, a participação do Agronegócio representou 42,4% do total das vendas externas brasileiras no ano de 2018, batendo o recorde de US$ 101,69 bilhões. O destaque para as exportações foram o complexo da soja, setor de cárneos e a celulose.

Impacto no PIB – Em paralelo, o agronegócio brasileiro apresenta grande participação no produto interno nacional (PIB) de acordo com dados do CEPEA/USP, alcançando a marca de 21,1%. O fato é também reflexo do constante crescimento do PIB do agronegócio, e do aumento de produção e exportação em diversas áreas do setor.

Empregos - O agronegócio brasileiro, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), emprega 18,20 milhões de pessoas, ou seja, uma participação de 19,82% do total de pessoas que estão trabalhando no Brasil. Outro dado importante, é que em relação ao nível de instrução, observa-se que o número de trabalhadores com ensino superior completo ou incompleto aumentou 5,70% em 2018, ao passo que o número de trabalhadores sem instrução diminuiu 11,36%.

Insumos – O agronegócio movimentou muitos insumos em 2018, e essa movimentação corresponde a 1% do PIB nacional, com aumento de 12,4% nas movimentações de insumos em comparação ao ano de 2017.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink