CI

Não, não estão em declínio as populações de abelhas


Richard Jakubaszko
Publiquei aqui no blog, em 2007, notícia que assustou, ou, pelo menos, deixou muita gente preocupada: http://richardjakubaszko.blogspot.com.br/2007/12/sinais-do-fim-do-mundo-as-abelhas-esto.html 
Outros foram céticos. Parecia mais uma das famosas "Teorias da Conspiração" de fim/início de milênio, quando são comuns as notícias de "vem aí o fim do mundo", e tome má notícia sobre o calendário dos Maias, o bug do Milênio (pois tudo iria parar na mudança do calendário, e os computadores não teriam capacidade de ler a nova data, o ano 2000), e depois a gripe aviária, a gripe suína, o aquecimento, as mudanças climáticas e por aí vai, inclusive esta sobre o sumiço de colmeias inteiras.
Desta má notícia surgiram debates e denúncias, que abordei em outras oortunidades, inclusive reproduzi uma matéria de várias páginas, publicadas como assunto de capa da revista Time, e o assunto foi ser discutido até mesmo no Congresso dos EUA: http://richardjakubaszko.blogspot.com.br/2013/09/a-situacao-critica-das-abelhas-meliferas.html
Pois agora recebi do amigo e engenheiro agrônomo Ferreira Lima, cópia de um artigo publicado em janeiro nos EUA, desmentindo mais essa Teoria da Conspiração. Depois de traduzir (mal, como pode ser verificado), vai abaixo o texto:
Não, não estão em declínio as populações de abelhas
James Cooper *
Os gritos dos ativistas ambientais continuam a afirmar que há um declínio de todo o mundo aterrorizante na população de abelhas. Mas há um problema: não é verdade. Qualquer um pode olhar para dados do USDA e dados semelhantes de StatsCanada, e descobrir que as populações de abelhas são estáveis e crescentes. Não há nenhuma crise de população de abelha! Pode-se fazer propaganda, mas que não reflete a realidade.
As populações de abelhas nos Estados Unidos estão estáveis por muitos anos, e aumentaram em 4 dos últimos 5 anos. As populações de abelhas no Canadá têm aumentado continuamente ao longo dos últimos 15 anos. E na Europa o aumento foi ainda maior. Em todo o mundo, as colônias de abelhas têm aumentado a cada ano: por quase 15% desde 2000, de acordo com a página de dados FAOSTAT. (No gráfico, a população mundial se relaciona com a mão direita do eixo y, variando de 70,708,000 a 81,027,000 colmeias de 2000 para 2013).

As abelhas não estão morrendo de nenhuma maneira. Isto é apenas ficção, um alarmismo. Mas é verdade que as abelhas devem ser substituídas por causa do inverno ou CCD, e que a quantidade de CCD ainda é muito alta. As causas, no entanto, não incluem inseticidas neonicotinoides.
* James Cooper é o autor de 19 livros e mais de 1.000 colunas para o Examinador de comida no Condado de Fairfield. Seu livro mais recente é Examinador de comida... Cooper é Ph.D. em química pela Universidade Estadual de Ohio e graduado da faculdade Oberlin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.