CI

Como vem a soja e o milho?

Algumas regiões do oeste e do sul do Mato Grosso sofrem com mais de 30 dias sem chuvas


A colheita da soja no Brasil avançou na última semana para 98,11% da área semeada no país, informa a Consultoria AgResource Brasil. De acordo com o relatório, houve pequeno avanço ante os 96,62% colhidos na semana anterior, mas ainda abaixo do dado consolidado da colheita da safra passada, quando 98,5% da área estava colhida. 

Os especialistas apontam também que o Rio Grande do Sul segue “incrementando o ritmo da colheita para que o produtor possa dar continuidade à semeadura das culturas de inverno e evitar intempéries que possam prejudicar o grão em campo”.

Pelos lados do Mato Grosso, devido à boa janela de semeadura da soja, a colheita do milho segunda safra já é iniciada em algumas regiões do estado, principalmente em áreas irrigadas. “A parte mais expressiva da colheita de milho deve ocorrer em junho/julho”, afirmam os analistas da filial da empresa norte-americana AgResource Company..

“Destacamos que algumas regiões do oeste e do sul do Mato Grosso sofrem com mais de 30 dias sem chuvas, com alguns produtores já indicando uma expectativa de produtividade inferior a 90 sc/ha. Esse número é 14% inferior à média do estado estimada pelo IMEA, nessas regiões que somadas representam mais de 35% da área plantada. Alguma quebra adicional pode ser adicionada aos números da instituição nas próximas semanas. Para se ter uma ideia, uma quebra de 10% na estimativa inicial para as regiões supracitadas, significaria uma quebra adicional de 1,5 milhão de toneladas”, afirma João Pedro Thieme, analista de mercado.

A geada desta semana pode trazer a necessidade de revisões dos números de produção pela Conab e diversas agências, além da continuidade da ausência de chuvas nas principais áreas de milho safrinha do Brasil. A AgResource mantém a estimativa total de milho em 108,15 milhões de toneladas, enquanto para a soja em 119,73 milhões de toneladas para a safra 21/22.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.