CI

Farinhas: preços estáveis no mercado brasileiro 

O mercado, historicamente, na safra, sofre pressão baixistas para os preços das farinhas


Os preços das farinhas se mantiveram basicamente inalterados nesta semana, de acordo com informações que foram divulgadas pela TF Agroeconômica, no encerramento da semana. “Todos os moinhos consultados relataram grande pressão dos compradores e total impossibilidade de aumento nos preços, principalmente porque alguns moinhos, pressionados pelo caixa, aceitaram os preços mais baixos oferecidos pelos adquirentes”, comenta. 

“Por outro lado, os  preços da principal matéria-prima, o trigo, se  manteve  muito  elevado  e  o  preço  do  farelo,  que  dava alguma lucratividade aos moinhos, despencou de vez. Com  isto,  toda  a  margem  de  lucro  que  ainda  havia  ara  os moinhos foi definitivamente removida e o setor corre sérios riscos daqui para frente, especialmente queles moinhos independentes, que não tem nanhum benefício fiscal e que tem que se abastecer no mercado de lotes”, completa. 

O mercado, historicamente, na safra, sofre pressão baixistas para os preços das farinhas. "Porém, este ano safra, a condição é muito diferente dos últimos anos, uma vez que o trigo não baixou de preço, mas sim que apenas sofreu um  pequeno  reajuste  de  valor.  A  diferença entre  as  maiores  cotações e  os  preços  atuais  são  mínimas,  ou  seja,  as ofertas  seguem  no  mesmo  padrão,  padrão  que  também  segue  na  tentativa  de  negociações  dos  clientes,  onde  se comenta de baixa de preço mas o que, no cenário atual, não faz sentido.  Ao contrário, estamos em um momento em que além de matéria-prima extremamente valorizada, fretes não param de subir, embalagens e insumos com custos igualmente elevados, ou seja, sequer os moinhos conseguiram repassar todos os custos que já tiveram, então falar em baixa de preço, neste momento, é algo que não faz sentido”, indica um moinho de Santa Catarina. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.