CI

Infocafé de 15/06/21

N.Y. finalizou a terça-feira com leve baixa, a posição julho oscilou entre a máxima de +0,65 pontos e mínima de -3,35 fechando com -2,90 pts


N.Y. finalizou a terça-feira com leve baixa, a posição julho oscilou entre a máxima de +0,65 pontos e mínima de -3,35 fechando com -2,90 pts.  
O dólar fechou em queda de 0,53%, cotado a R$ 5,0428. Na cena externa, as atenções seguem voltadas para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). O órgão inicia nesta terça-feira a sua reunião de dois dias. A expectativa é de que o BC dos EUA não fará qualquer mudança por ora, mas investidores avaliam que o salto na inflação pode provocar uma redução dos estímulos mais cedo do que o esperado. Na avaliação de economistas ouvidos pela Reuters, é provável que o Fed anuncie em agosto ou setembro uma estratégia para reduzir o seu programa de compra massiva de títulos, mas só deverá começar a cortar as compras mensais no início do próximo ano.

Os estoques norte-americanos de café verde (em grão) aumentaram em 52.571 sacas de 60 quilos em maio na comparação  com junho, conforme relatório mensal da Green Coffee Association (GCA). O total de café verde depositado nos armazéns credenciados pela GCA em 31 de maio de 2021 chegava a 5.815.138 sacas, ante as 5.762.567 sacas em 30 de abril de 2021. Fonte: Safras & Mercado.

A procura por cultivares de café melhoradas geneticamente (OGMs ou transgênicas) tem aumentado entre os cafeicultores do Cerrado Mineiro, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). De acordo com a empresa, viveiristas da região dizem que entre 70% e 80% das mudas adquiridas nos últimos três anos foram de novos materiais. “Dentre as mais procuradas, três são do Programa de Melhoramento da Epamig, MGS Paraíso 2, Topázio MG 1190, e MGS Aranãs, e uma é do grupo das consideradas tradicionais, a Catuaí Vermelho IAC 144, cultivar do Instituto Agronômico de Campinas”, conta em nota o pesquisador Diego Júnior Martins Vilela. Ele avalia que avalia que o desempenho dessas novas cultivares em campo têm motivado os produtores a investirem no cultivo. “Outro fator que justifica a atual demanda pelos cafeicultores é a grande difusão dos resultados que estão sendo obtidos nos experimentos conduzidos em mais de 35 Unidades Demonstrativas mantidas pela Epamig, tanto na região do Sul de Minas (projeto em parceria com a Cooxupé), quanto no Cerrado Mineiro (projeto em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado). Essas Unidades Demonstrativas abrangem os mais variados climas, tipos de solo, altitude, manejo, dentre outros caracteres inerentes à produção”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.