CI

Infocafé de 16/03/18

Bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em baixa


A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em baixa, a posição maio oscilou entre a máxima de +0,45 pontos e mínima de -1,85 fechando com -0,70 e acumulando na semana -2,10 pts. 

O dólar comercial fechou em queda de 0,35%, cotado a R$ 3,2790. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, ficou praticamente estável, com leve baixa de 0,05%, a 84.886,48 pontos. Apesar de cair no dia, a moeda norte-americana termina a semana com alta acumulada de 0,85%, enquanto a Bolsa acumulou perda de 1,72% no período. Investidores seguem atentos ao cenário externo em meio às preocupações com o avanço do tom protecionista dos Estados Unidos e temores de uma possível guerra comercial global.  O mercado também estava de olho nos próximos passos do Federal Reserve, banco central norte-americano, com amplas apostas de que a entidade aumentará os juros na próxima semana. Com juros maiores nos EUA, recursos aplicados em outras economias, inclusive a brasileira, podem ser atraídos para lá. 

Os estoques norte-americanos de café verde (em grão) caíram 88.613 sacas em fevereiro de 2018 em comparação com janeiro de 2018, conforme relatório mensal da Green Coffee Association (GCA). O total de café verde depositado nos armazéns credenciados pela GCA em 28 de fevereiro de 2018 chegava a 6.524.867 milhões de sacas. 

A água é o tema mais importante do século XXI e o debate a respeito de seu emprego se faz cada vez mais necessário. Na cafeicultura, as entidades do setor privado orientam os produtores a usar os recursos hídricos de forma sustentável, fazendo o seu reaproveitamento, assim como preservando suas fontes de fornecimento. A diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira, falará sobre o tema no próximo dia 19, em Brasília (DF), durante a programação do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre entre 18 e 23 de março. Como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido conjuntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ela ministrará três palestras, em parceria com a Embrapa Café, no Pavilhão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com quem a BSCA se alinhou para a participação no evento. As apresentações terão como foco as soluções que os cafeicultores e suas entidades de representação encontraram nas diversas etapas da cadeia produtiva para mitigar o consumo da água, evidenciando o uso racional desse recurso e a sustentabilidade da atividade cafeeira. Nos quatro dias do Fórum, o Pavilhão da CNA contará, ainda, com palestras sobre irrigação e o uso racional dos recursos hídricos no ciclo produtivo de diversas culturas da agropecuária brasileira. Em seu estande no espaço, a BSCA fará a apresentação de diferentes métodos de preparo da bebida com cafés especiais, de várias origens produtoras do País, e servirá aos participantes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.