CI

Laranja: oferta elevada impacta preços

A demanda global por suco brasileiro tem continuado a recuar.


A oferta de laranja no mercado brasileiro acabou impactando os preços da fruta, segundo informou o último relatório divulgado pelo Rabobank. Nos Estados Unidos, a chegada do furacão Dorian ao Atlântico trouxe uma recuperação temporária dos preços futuros do FCOJ, com especulações sobre um possível impacto significativo nos pomares da Flórida. 

“Dorian trouxe apenas chuvas fortes para a região citrícola da Flórida, sem grandes consequências para as projeções da próxima safra. Assim, o foco continua sendo a produção elevada no Brasil ao longo da safra atual e o acúmulo esperado dos estoques ao final do ano safra em maio de 2020”, completa. 

Nesse cenário, a demanda global por suco brasileiro tem continuado a recuar. “Dados das exportações mostram uma queda de 20% em volume no ano safra 2018/19 encerrado em junho de 2019, comparado com o ano safra 2017/18 encerrado em junho de 2018. A queda do consumo nos mercados desenvolvidos, continua com menor demanda tanto nos EUA como na Europa. A recuperação da oferta americana, somada a um aumento expressivo da produção brasileira na safra atual de 2019/20 está pressionando os preços internacionais de suco”, completa. 

“Dados listados pela Foodnews apontam para queda nos preços listados do FCOJ na Europa, mas estabilidade nas cotações do NFC. A indústria brasileira deve aumentar ainda mais o foco em NFC para compensar queda na receita com o suco concentrado e aproveitar as margens maiores no suco não concentrado. O volume elevado da safra brasileira e a qualidade favorável devem ser determinantes para manter a produção de NFC próximo da capacidade máxima na safra 2019/20”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.