CI

Mercado da soja vem apresentando intensa volatilidade

"O saldo desses acontecimentos recentes foi a recuperação das cotações da soja brasileira"


Um novo relatório realizado pelo Rabobank indicou que o mercado da soja vem apresentando uma intensa volatilidade, pressionado pelo fim, cada vez mais longe, da disputa comercial travada entre a China e os Estados Unidos. Segundo o relatório divulgado recentemente, esse fato é capaz de fazer com que os prêmios no Brasil acabassem se elevando consideravelmente nos últimos dias de análise do Rabobank. 

“O saldo desses acontecimentos recentes foi a recuperação das cotações da soja brasileira. Para aqueles produtores que optaram por armazenar sua produção em busca de um melhor momento de venda, é extremamente importante ter em mãos seus custos de carrego de estoques para efetuar os negócios em momentos que propiciem otimizar o resultado da comercialização”, disse o mais novo relatório. 

No entanto, o Rabobank alerta que preços mais altos não significam margens maiores para os agricultores. “Em maio/17, o AgriFocus “Vender ou armazenar: a difícil decisão em meio aos baixos preços da soja” mostrava um cenário muito similar ao desse ano, em que o produtor se via em uma situação de mercado em um momento de preços de soja pressionados”, indica o texto.  

“Analisando o comportamento de preços consolidados ao longo daquele ano, os preços da soja até apresentaram altas, porém essas foram insuficientes para cobrir todos os custos de carregamento e manter os níveis de margens que seriam obtidos se a produção tivesse sido negociada em maio/17. Em novembro/17, o preço da soja em Sorriso (MT) atingiu R$ 54,20/saca, 6% superior verificado ao R$ 51,00/saca observado em maio/17.”, completa o texto. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.