CI

Nova empresa oferece financiamento, vendas, logística e insumos

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, fala sobre o lançamento da Orígeo


A multinacional agroquímica UPL se uniu à Bunge para criar a Orígeo, uma nova empresa que vai oferecer financiamento, comercialização e logística, bem como fornecimento de insumos como pesticidas, bioinsumos e fertilizantes. Nessa entrevista (publicada originalmente no AgroPages) Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, fala como funcionará o novo empreendimento que promete inovar o agronegócio brasileiro.

Como surgiu a ideia de criar a Orígeo?

A relação duradoura e de confiança construída pela UPL e pela Bunge com os produtores rurais ao longo de décadas nos permitiu identificar a oportunidade de criar um modelo de negócios inédito e inovador, que oferece um serviço personalizado aos agricultores e um relacionamento direto com as indústrias. 

Como perceberam a demanda por uma solução completa e integrada de produtos, serviços e consultoria?

Essa demanda foi identificada a partir do próprio relacionamento que as duas empresas já têm com os produtores rurais. Ao identificarmos essa oportunidade, desenvolvemos um modelo de negócios que reúne todos os produtos e serviços de que o produtor precisa, associando isso a um trabalho consultivo realizado por uma equipe técnica altamente qualificada para compreender profundamente o negócio e sugerir a melhor configuração de soluções em cada fase do ciclo produtivo, com foco no aumento da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da operação.

Como vai funcionar a nova empresa?

O produtor encontrará no portfólio da Orígeo toda a assistência para o planejamento da safra, o financiamento agrícola, a assessoria agronômica, a consultoria em sustentabilidade e as certificações, bem como os insumos necessários à lavoura – sementes, defensivos, incluindo biossoluções, e fertilizantes –, além dos serviços de comercialização e logística de sua colheita. Para isso, a nova empresa vai reunir o que de melhor temos na UPL e na Bunge. 

A Bunge contribuirá com a expertise na oferta de insumos e serviços. A UPL com sua experiência em financiamento, comercialização e logística. Com essa sinergia, vamos disponibilizar, em um único local, soluções integradas que proporcionem uma experiência facilitada e customizada para a peculiaridade de negócios de cada produtor. As equipes técnicas da Orígeo e os times comerciais da Bunge e da UPL trabalharão de forma integrada e complementar.

Por que a escolha de atuar na macrorregião MAPITOBAPA?

A região da MATOPIBAPA – que abrange os estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí, da Bahia e do Pará – foi escolhida por ser uma área onde o modelo de atendimento predominante é o de venda direta, na qual as indústrias se relacionam diretamente com o produtor, e, portanto, concentra o perfil de mercado que a Orígeo pretende alcançar. Essa macrorregião possui produção superior a 22 milhões de toneladas de grãos, com área plantada de mais de 13 milhões de hectares e que cresce em produtividade safra após safra.

Quais serão as soluções oferecidas pela UPL?

A UPL contribuirá com seu portfólio de defensivos agrícolas tradicionais e também com sua linha de biossoluções – segmento que caminha para representar 50% do portfólio. Todas essas soluções, testadas e comprovadas cientificamente, já são conhecidas e reconhecidas por grande parte dos agricultores brasileiros e têm contribuído para a produção sustentável de alimentos.

Como a Orígeo se enquadra no compromisso OpenAg?

O nosso compromisso "OpenAg" está relacionado à agricultura aberta e colaborativa. A partir de seu lançamento, em 2019, nos comprometemos a ser uma rede agrícola aberta à inovação e à colaboração, de forma a fomentar o crescimento sustentável para todo o mundo, sem limites, nem fronteiras. Esse conceito dialoga totalmente com a criação de Orígeo, que contribuirá para os pilares que fundamental a existência da UPL: auxiliar os produtores rurais e alimentar a população do planeta com produtos seguros e de altíssima qualidade.

Quais serão os próximos passos?

Em primeiro lugar, aguardamos a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), já que a criação da empresa está sujeita ao cumprimento de condições precedentes costumeiras a este tipo de transação. A partir disso, vamos colocar em prática um plano de negócio muito bem estruturado, utilizando a estrutura já existente na UPL e na Bunge. Os times da Orígeo serão compostos por profissionais altamente capacitados e que vão atuar de forma integrada e complementar aos times comerciais da Bunge e da UPL. Com isso, diminuiremos custos operacionais internos que se reverterão em benefícios aos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.