CI

Segue chegando fertilizante da Rússia?

No acumulado até o mês de julho, o volume de importação de fertilizantes atingiu o total de 21,8 milhões de toneladas


As importações de fertilizantes provenientes da Rússia continuaram chegando ao Brasil no último mês de julho “dentro da normalidade”, aponta a relatório da Consultoria Agro do banco Itaú BBA. Mesmo com a guerra na Ucrânia e as sanções econômicas impostas, os russos seguem sendo o principal fornecedor brasileiro de adubo, 24% do volume total.

De acordo com o boletim “Radar Agro – Monitoramento das Importações de Fertilizantes”, foram registradas 828 mil de toneladas vindas da Rússia. De acordo com as informações da instituição financeira, o valor foi cerca de 10% maior na comparação com as 751 mil toneladas vindas do país de Putin no mesmo período de 2021. 

“No acumulado até o mês de julho, o volume de importação de fertilizantes atingiu o total de 21,8 milhões de toneladas,14,7% acima do acumulado do mesmo período de 2021”, informa a Consultoria Agro do banco Itaú BBA.

Com as indústrias adiantando o volume de importações de fertilizantes desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, diz o relatório, os adubos têm chegando no Brasil com volume até acima de 2021. Segundo o Radar Agro, isso arrefece as preocupações em relação a disponibilidade de produto. 

“Porém, com a recente queda de preços dos fertilizantes as compras do insumo pelos produtores rurais podem ter se postergado, contribuindo para o aumento desses produtos armazenados nos portos. Neste sentido, será importante acompanhar a logística portuária e marítima, já que sazonalmente neste momento há um aumento no fluxo logístico, principalmente com o escoamento do milho para exportação, o que pode causar atrasos”, apontam.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.