CI

Suco de laranja tem maiores estoques em 5 anos

“O volume é considerado adequado para ajudar a indústria a atravessar a próxima temporada"


Os estoques finais de suco de laranja do Brasil fecharam a temporada de 2019/2020 com o maior nível em cinco anos, segundo estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), divulgada pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA). Nesse cenário, esses estoques devem alcançar 420.782 toneladas em junho deste ano, com aumento de 66% na variação anual. 

“O volume é considerado adequado para ajudar a indústria a atravessar a próxima temporada (2020/21), que será de safra menor”, disse à Reuters o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto. Segundo ele, o estoque “serve como um ‘colchão’ para a safra que temos pela frente, que é pequena”. 

De acordo com o executivo, nos últimos cinco anos, a bienalidade da citricultura brasileira tem sido muito marcante. “Quando é ano de safra cheia, ela vem bem grande, e quando é uma temporada negativa, a produção é, de fato, muito menor”. 

Assim, “o processamento total de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro na safra 2019/20 atingiu 325.1 milhões caixas de 40,8 quilos. Desse volume, 295.3 milhões de caixas são das empresas associadas à entidade”, disse a SNA. “Com isso, a produção total de suco de laranja foi estimada em 1.2 milhão de toneladas de FCOJ (suco concentrado e congelado) equivalente na temporada, com aumento de 327.500 toneladas ou 37,40% no comparativo anual”, completa. 

Em relação ao Coronavírus, o diretor afirmou que não está no radar nenhum problema de falta de mão de obra para a colheita, decorrente de medidas de controle da doença. “Estamos tomando várias medidas de prevenção”, 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.