CI

Trigo gaúcho está quase todo colhido

Com o ciclo finalizado o balanço da safra 2021 foi considerado positivo


O relatório semanal de acompanhamento das culturas, divulgado hoje pela Emater-RS, registrou que a colheita do trigo avançou para 98% das lavouras, ou seja, 1,09 milhão de hectares, diz a TF Agroeconômica. Em geral, o balanço dessa safra é positivo no Estado, com boa produtividade e qualidade do produto, além da boa remuneração. 

“A região avançou a colheita na  Campanha. A produtividade varia com relação à  infestação com azevém e aveia,  além  de  problemas  com  estande  inadequado  de  plantas.  A  maior  parte  das  lavouras  ainda  está  em maturação. Produtores intensificam a colheita de áreas com umidade mais baixa, consequentemente melhor índice de  PH,  diretamente  ligado  a  remuneração  do  produto.  Na  Fronteira  Oeste,  após  a  ocorrência  de  dias  com instabilidade e chuva, a colheita aproxima-se do encerramento. A maioria das lavouras têm PH acima de 78”, comenta. 

Com o ciclo finalizado o balanço da safra 2021 foi considerado positivo devido à boa  qualidade  do  produto  e  ao  preço  pago  ao  produto. " Na  região  de  Ijuí,  a  produtividade  apresentou  grande variabilidade  entre  lavouras e  diferentes  localidades  nos  municípios.  Na  de  Santa  Rosa,  algumas  lavouras  tiveram altas produtividades, em especial as semeadas no início do período recomendado e tiveram boas chuvas na fase de desenvolvimento vegetativo, perfilhamento e emborrachamento, atingindo de 3.600 a quatro mil quilos por hectare, com excelente retorno  financeiro”, completa. 

“A colheita se encaminha para encerramento; restando 20% na de Pelotas, que serão colhidas na semana. A produtividade média em 3.200 na de Soledade e 2.700 quilos por hectare nas outras regiões. Na de Pelotas, alguns produtores colhem até 4.320 quilos por hectare. O PH do trigo é acima de 78, a pouca umidade nessa fase de colheita favorece a qualidade do grão. Rapidamente as áreas colhidas são semeadas com a cultura da soja”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.