CI

Infocafé de 12/09/19

A bolsa de N.Y. finalizou a quinta-feira em alta


A bolsa de N.Y. finalizou a quinta-feira em alta, a posição dezembro oscilou entre a mínima de -2,25 pontos e máxima de +0,45 fechando com +0,20 pts.

O dólar comercial fechou o dia com queda de 0,11%, cotado a R$ 4,0599. O dólar encerrou em leve queda contra o real hoje, sua terceira sessão consecutiva de queda, algo que não acontecia desde meados de julho, em cenário de menor aversão ao risco no exterior com atenções voltadas para guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Segundo boletim do INMET, a sexta-feira será nublada com chuva fraca ou chuviscos ocasionais no leste de São Paulo. Parcialmente nublado e possibilidade de chuva isolada no Rio de Janeiro. Parcialmente nublado no nordeste, leste e sul de Minas gerais. Nas demais áreas da região, claro a parcialmente nublado com névoa seca. Já no sábado, nublado com chuvisco no leste de São Paulo, especialmente no litoral. Céu nublado no Rio de Janeiro. Demais áreas da região, parcialmente nublado a claro. Névoa seca no Triângulo, sul, oeste e norte de Minas Gerais e no interior de São Paulo. No domingo, nublado no Espirito Santo. Nublado no Rio de Janeiro, sudeste, leste e nordeste de Minas Gerais. Demais áreas da região, claro a parcialmente nublado com névoa seca.

A colheita da safra comercial 2019/20 de café do Brasil está praticamente finalizada em Minas Gerais, principal estado produtor do Brasil. As atenções para a próxima temporada já começaram com condições climáticas adversas prestes da florada e ferrugem. Região de Cássia (MG) está há mais de 50 dias sem chuvas. O Notícias Agrícolas conversou nesta quarta-feira (11) Leonardo de Oliveira - Engenheiro Agrônomo,  de Cássia/MG, para falar um pouco mais sobre a cultura do café na região. Segundo Leonardo a cidade de Cássia teve uma colheita com uma média de 132 mil sacas e a cidade de Ipiraci teve uma média de 305 mil sacas.

Segundo ele, houve uma quebra em torno de 15 a 20%, principalmente pelo índice de chuva mais alto do que o esperado. E também por uma maior incidência de doenças características da região. "Comprometeu muito a florada, frutos e folhas", afirma. O produtor agora já começa a se preparar para a nova safra e a preocupação regional é exatamente com as condições metereológicas. "Nós temos muitas áreas há mais de 50 dias sem chuvas.

Lavouras novas estão sentido muito a seca e lavouras velhas também sentem, já que tem sistema radicular superficial", explica. Apesar das previsões não serem de chuvas significativas nos próximos dias, o engenheiro explica ainda que além de esperar pelas chuvas, o agricultor precisa estar atento às áreas que tem um índice elevado de ferrugem, para conseguir corrigir o problema o mais rápido possível. E utilizar ainda as ferramentas que estão disponíveis para aumentar a produtividade, como por exempo, fazer um estudo do subsolo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.