CI

Soja: Preço sobe pelo segundo dia seguido

“Desta forma, os ganhos mensais de março da exportação subiram para 1,0%"


A pesquisa diária do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) registrou alta de 0,40% nos preços médios dos portos, para R$ 78,13/saca e 0,55% no interior do país, para R$ 71,89/saca. De acordo com o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica, a forte alta de 0,91% do dólar, compensou mais uma vez a queda de 0,28% na cotação de Chicago, auxiliada pela manutenção de prêmios firmes nos portos brasileiros, pela demanda chinesa. 

“Desta forma, os ganhos mensais de março da exportação subiram para 1,0% e do mercado interno para 0,59% nesta quinta-feira. No RS está acontecendo um fenômeno inusitado: sem muita soja disponível, as indústrias se programaram para receber soja no início de março, mas, com as chuvas, atrasou a colheita e, com ela, o recebimento da safra nova”, escreveu ele em seu boletim informativo diário. 

Além disso, o estado do Rio Grande do Sul aumentou em 0,79% a sua área de soja na safra 2018/19, passando de 5,76 milhões de hectares para 5,80 milhões de hectares. Pacheco indicou também que a expectativa de produtividade também deverá ser maior em 4,89%, passando de 3,047 para 3.196. 

“Com isto, espera-se uma produção total de 18,55 milhões de toneladas, a segunda maior do país e cerca de 5,7% maior do que as 17,55 milhões de toneladas produzidas na safra anterior, segundo os dados da Emater-RS. O que não nos parece correto é a área já colhida no estado: a estimativa da Emater-RS é de 15%, mas, as nossas pesquisas registram um máximo de 2%, não mais que isso”, conclui o especialista. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.